CredRisk Seguros

5 dicas para evitar os riscos de inadimplência de clientes durante a crise atual

9 de Setembro de 2020 CredRisk Seguros 0 Comentários

Durante os últimos anos, ter uma empresa no Brasil é uma tarefa para poucos. Em meio a tantas crises financeiras e políticas que enfrentamos, e superamos, surge mais um momento de incertezas no mercado – desta vez ocasionado por uma pandemia.

Como não poderia ser diferente ante a urgência da situação, já é esperado um aumento considerável no número de casos de inadimplência, que no meio de tantas outras, surge a preocupação de um efeito cascata que venha novamente abalar a nossa economia.

No entanto, mesmo que seja de certo modo inevitável, é possível sim reduzir os efeitos negativos e os riscos que a inadimplência de seus clientes  possa trazer à sua empresa, e, para te ajudar, elaboramos este artigo com 5 dicas que vão ajudar a proteger a sua empresa de um dos maiores “fantasmas” da crise econômica.

 

1 – Fortaleça o trabalho de análise preventiva da sua empresa

Ter a real visão do mercado é fundamental para traçar qualquer planejamento em curto e longo prazo para a sua empresa. Contudo, sabemos que, em épocas de crises, a palavra “incerteza” inunda o vocabulário de qualquer investidor no mercado.

Neste momento, é fundamental que a sua empresa tenha auxílio profissional para obter relatórios sobre o comportamento de pagamento, tanto de potenciais clientes ou parceiros, quanto dos atuais para tomar medidas que minimizem danos ao fluxo de caixa e evitem falhas na cadeia de suprimentos da sua empresa.

Por isso, apresentamos um conjunto de soluções completas que a CredRisk Seguros oferece em parceria com a COFACE – uma das principais referências em seguros de crédito no mundo – que não só vai ampliar a visão de mercado da sua empresa, como também trará mais assertividade para a análises de crédito.

Essas soluções consistem em vários serviços especializados que permeiam a sua empresa com informações de riscos associados de mais de de 65 milhões de empresas em 200 países diferentes. Desta forma, você terá maior proteção sobre as margens comerciais, negócios e lucros da sua empresa frente a perdas causadas por fraudes, falhas na cadeia produtiva e, consequentemente inadimplência de clientes.

Clique aqui e conheça tudo sobre essas soluções e como elas podem ajudar sua empresa a superar a crise financeira.

2 – Mantenha o equilíbrio nas condições comerciais de acordo com o seu relacionamento com o cliente

Em épocas de crise, as dificuldades para a prospecção de novos clientes tendem a triplicar. Não só será mais difícil encontrar alguém que esteja disposto a investir em novos produtos, como também obter informações que atestem sua credibilidade.

Se você contratar um bom serviço de análise de crédito que aponte um resultado positivo, indicamos que você não seja muito agressivo nas condições do negócio. Tente estipular valores e prazos que sejam bons para as duas partes e, conforme a evolução do relacionamento comercial, tente encontrar condições que sejam melhores, mas com cuidado para não perdê-lo de sua carteira

 

3 – Avalie a eficácia dos processos da gestão de contas a receber

A gestão de contas a receber da sua empresa é fundamental para a sobrevivência do seu negócio – e se os processos são feitos de forma manual, é melhor você rever os seus conceitos, e logo.

Existem bons softwares de gestão que podem automatizar algumas etapas do seu processo de contas a receber. Além de tornar a gestão mais eficaz e produtiva, você terá informações mais assertivas sobre a situação atual dos seus clientes e até mesmo relatórios gerenciais que auxiliam na gestão de finanças e inadimplentes.

 

4 – O seu sistema de cobranças merece mais atenção do que nunca

A gestão de cobranças é um dos maiores desafios de qualquer empresa em tempos de crise, e a qualidade do processo pode definir não só se ela continuará no mercado, como também se poderá aproveitar a situação para crescer.

O grande segredo de uma boa gestão de cobranças é identificar o atraso de pagamento o mais rápido possível, isso porque quanto antes você identificar a inadimplência, maiores serão as chances de você receber o valor em aberto.

Contudo, saiba como fazer a cobrança. Passamos por uma fase em que todos estão sofrendo dificuldades financeiras por causa da crise. Opte por ir pelo caminho amigável, oferecendo condições de renegociação da dívida que sejam atrativas para o seu cliente.

Desta forma você estará demonstrando empatia por ele, e as chances dele fazer novos negócios com sua empresa, incluindo cross selling ou upselling, serão maiores quando a crise amenizar.

 

5 – O Seguro de Crédito é a melhor proteção que a sua empresa pode ter em tempos de crise financeira

Todas as soluções apontadas no artigo até agora são fundamentais para evitar e gerenciar riscos de clientes inadimplentes. Contudo, o Seguro de Crédito é a melhor alternativa para você que busca proteger o fluxo de caixa da sua empresa.

Isso porque, somente com o seguro de crédito sua empresa estará livre dos medos causados pelas incertezas instauradas neste momento de crise. Logo que, caso o cliente não cumpra suas obrigações, você será devidamente indenizado.

Deseja proteger a sua empresa dos riscos que a inadimplência traz à sua empresa? A CredRisk Seguros é a melhor alternativa para te ajudar. Clique aqui, conheça as nossas soluções em Seguro de Crédito e conte com ajuda especializada para proteger a sua empresa da crise financeira.

Deixe um comentário: