Nos últimos anos, os índices de inadimplência no Brasil dispararam como nunca na história e esse cenário ainda está longe de retornar a um patamar considerado seguro e tranquilo aos negócios.
Para se ter uma ideia melhor sobre tudo isso, levantamentos de 2023 já apontavam que, até julho deste ano, havia mais de 6,5 milhões de empresas devendo no país.
Sendo assim, investir na proteção de crédito em tempos de uma crise como essa se torna uma estratégia indispensável e imprescindível para qualquer negócio.
E é justamente sobre isso que vamos abordar ao longo deste post. Portanto, fique até o final e boa leitura!
Se você já notou um aumento no número de clientes inadimplentes em sua empresa nos últimos anos, saiba que isso não é um caso isolado e que certamente todo o mercado vem sofrendo com essa situação.
Na verdade, a pandemia de Covid teve um peso significativo para a piora brusca do quadro econômico de todo o mundo, o que afetou diretamente os negócios de muitas organizações aqui pelo Brasil também.
E apesar da normalização da vida ao longo dos anos e do início da retomada da economia pós-pandemia, o fato é que muitos negócios não conseguiram se recuperar ainda.
Fora isso, outros fatores se somaram a este fato e agravaram ainda mais a “turbulência” econômica, bem como o aumento de juros, o desemprego, a perda do poder de compra do consumidor, entre outros.
Em tempos de crescimento da inadimplência, a primeira coisa a ser feita em seu negócio é desenvolver uma gestão eficiente de riscos de crédito. Afinal, é a partir dessa estratégia que a sua empresa poderá ter uma visão mais ampla dos reais riscos e do panorama geral de sua carteira de clientes.
Depois, uma das proteções de crédito mais eficazes e viáveis hoje no mercado se refere ao Seguro de Crédito. Prova disso é que, ano após ano, mais empresas investem nessa estratégia no Brasil e, comprovadamente, tem se mostrado como uma alternativa muito vantajosa.
Na prática, o Seguro de Crédito funciona como uma espécie de “blindagem” de suas vendas a prazo. Ou seja, caso algum cliente se torne inadimplente e deixe de cumprir com os pagamentos, a sua empresa é ressarcida pelas vendas realizadas.
Em outras palavras, ao mesmo tempo em que o Seguro de Crédito oferece proteção contra os riscos de inadimplência, ele também permite aumentar a sua capacidade de vendas no mercado, possibilitando conceder mais crédito e prazo a potenciais clientes.
Em resumo, essas são algumas dicas sobre como garantir proteção financeira ao seu negócio contra os riscos de inadimplência e como ferramentas estratégicas como o Seguro de Crédito e uma boa Gestão de Riscos podem ajudar você nesse cenário.
Por isso, convidamos você a conhecer melhor as soluções da CredRisk e fazer uma cotação sem compromisso com nossos especialistas.