Recentemente, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou em evento recente que ainda é cedo para discutir qualquer corte na taxa básica de juros e que, portanto, será necessário mantê-la em um nível elevado por mais tempo.
Desde setembro do ano passado, a Selic já foi elevada seis vezes consecutivas, acumulando uma alta de 4,25 pontos percentuais e chegando a 14,75% ao ano, o maior patamar em quase duas décadas.
E diante desse cenário de juros subindo, surge uma pergunta urgente para empresários e gestores financeiros: sua empresa está preparada para os riscos crescentes de inadimplência?
Para conhecer algumas soluções e estratégias assertivas nesse sentido, leia o post até o final!
Basicamente, quando os juros sobem, o crédito fica mais caro, o consumo desacelera e as empresas enfrentam maior dificuldade para financiar sua operação. Para os clientes, especialmente os que compram a prazo, o cenário também se complica e o risco de atrasos ou não pagamentos aumenta consideravelmente.
Logo, em momentos de juros altos, a inadimplência empresarial se torna um risco sistêmico e, portanto, deve ser prevenida com soluções protetivas, como é o caso do Seguro de Crédito.
Como bem destacamos, em um cenário de juros subindo, as empresas precisam adotar estratégias inteligentes para mitigar tais riscos, bem como:
Entre todas as estratégias disponíveis, o seguro de crédito tem se mostrado uma das soluções mais eficazes para proteger empresas contra a inadimplência nos últimos anos, especialmente em períodos de instabilidade econômica.
Na prática, estamos falando de uma apólice que protege o faturamento das vendas a prazo, garantindo que a empresa receba o valor mesmo se o cliente deixar de pagar por falência, recuperação judicial ou inadimplência.
Em outras palavras, enquanto os juros altos podem trazer dificuldades financeiras para seus clientes, o Seguro de Crédito atua como uma solução protetiva caso um deles “quebre” ou deixe de cumprir com as obrigações e boletos.
Em resumo, o seguro de crédito não elimina os riscos, mas os transforma em previsíveis e gerenciáveis, criando um ambiente mais seguro para decisões estratégicas de expansão.
Portanto, se sua empresa quer continuar crescendo sem medo da inadimplência, talvez seja a hora de considerar essa solução. Fale com um de nossos especialistas da MDS CredRisk e saiba tudo sobre o Seguro de Crédito e conte com uma das assessorias mais experientes nesse ramo no Brasil.