Acompanhando as tendências de mercado ao redor do mundo, o setor de seguro de crédito apresentou um crescimento contínuo nos últimos anos no Brasil e, após a pandemia, este tipo de apólice parece ter, finalmente, se tornado uma prioridade entre muitas empresas.
Segundo a Susep, todo o setor de seguros havia crescido cerca de 13% até agosto deste ano e a expectativa é de fechar o período com uma evolução ainda maior.
E para entender um pouco melhor este panorama, destacamos algumas estatísticas e perspectivas sobre o mercado do Seguro de Crédito no Brasil. Boa leitura!
Historicamente, as empresas brasileiras investiam pouco na proteção de crédito e em estratégias de gestão de riscos. E os motivos para isso eram variados, desde a pouca conscientização dos gestores, até a limitação de produtos e soluções mais acessíveis.
Porém, hoje, podemos afirmar que este cenário mudou completamente, e uma das maiores provas disso se dá no aumento significativo do setor de seguro de crédito no Brasil.
De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), o número de prêmios emitidos para este tipo de seguro aumentou 12,6% nos últimos 12 meses, impulsionado pelo agravamento da inadimplência, da alta dos juros e de outros riscos econômicos que assombram o mercado.
Seguindo as tendências globais, o setor de seguro de crédito deve continuar em plena expansão no Brasil e no mundo, com mais acessibilidade e tecnologias avançadas.
Segundo Xavier Durand, CEO da Coface, há um enorme volume de créditos a vencer em 2025 e o cenário econômico mundial é cada vez mais imprevisível.
Por isso, de acordo com o especialista, o Seguro de Crédito se reforça como uma das soluções mais indispensáveis para a proteção financeira das empresas nesse momento.
Afinal, de fato, estamos diante de um ambiente turbulento na história e com o maior número de conflitos ao mesmo tempo ao redor do mundo desde a Segunda Guerra.
Além disso, mudanças políticas recentes como a eleição nos EUA e a desaceleração da economia europeia dificultam ainda mais essa previsibilidade futura.
Visto o atual panorama econômico e seguindo as direções apontadas pelas principais tendências de mercado, investir em um seguro de crédito não é apenas mais uma opção para as empresas, mas sim uma ferramenta essencial para a proteção financeira e, em muitos casos, de sobrevivência do negócio.
E como bem destacamos, podemos considerar este tipo de apólice hoje como algo extremamente viável e acessível para todo tipo de organização, com produtos e serviços cada vez mais personalizados, tecnologias que ajudam a “moldar” as necessidades de cada empresa e coberturas mais amplas e fundamentais.
No Brasil, a CredRisk, empresa do grupo MDS, é referência neste setor e oferece uma gama de soluções voltadas à proteção de crédito e gestão de riscos. Portanto, se quer saber mais e garantir mais estabilidade financeira ao seu negócio diante do atual cenário econômico, consulte um de nossos especialistas.