Nos últimos anos, podemos dizer que as empresas brasileiras se tornaram mais atentas à gestão de riscos de crédito, investindo mais em soluções e criando políticas específicas sobre o assunto em seus respectivos setores financeiros.
Segundo uma pesquisa da consultoria Deloitte junto com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), mais de 73% das organizações entrevistadas alegaram investir em algum tipo de ação referente à gestão de riscos.
Mas na prática, nem sempre isso é suficiente para enfrentar os reais desafios do atual mercado e, além disso, investir na prevenção desses riscos ainda parece ser um tabu para muitos gestores.
Boa leitura!
Basicamente, uma boa gestão de riscos de crédito se refere a um gerenciamento completo das vulnerabilidades e oportunidades de um negócio.
E isso não deve englobar apenas dados e ações sobre novos investimentos. Pelo contrário, esse tipo de gestão deve monitorar, como um todo, o cenário de atuação da empresa, como a estabilidade de seus parceiros, as mudanças econômicas no mercado, a sua saúde financeira e, claro, os possíveis riscos que podem influenciar o seu negócio.
Em outras palavras, uma gestão de riscos de crédito se refere a uma série de práticas e estratégias de monitoramento, análise e prevenção contínua de todo o aspecto financeiro do negócio.
Apesar do aumento da maturidade das empresas em relação à gestão de risco de crédito nos últimos anos, ainda existem inúmeros desafios para a implementação dessas ações e também para a eficácia delas na prática.
Por exemplo, quando destacamos o levantamento da Deloitte no início do artigo, vemos que, na verdade, muitos desses negócios investem apenas na criação de políticas internas ou em análises de riscos, mas não na prevenção dos mesmos.
Além disso, realizar o monitoramento de riscos de crédito requer conhecimento, ferramentas e tempo, o que pode se tornar inviável ou muito difícil para alguns gestores.
Vistos os principais desafios destacados acima, o primeiro passo para a implementação de uma boa gestão de riscos de crédito se inicia com o suporte profissional de uma consultoria especializada.
Depois, como bem destacamos, é fundamental que este tipo de estratégia vá além do monitoramento e análise dos riscos. Ou seja, é preciso que haja também soluções eficientes de prevenção, como um Seguro de Crédito, por exemplo.
Na prática, este tipo de apólice protege a sua empresa contra riscos de inadimplência de seus parceiros e garante que você receba por suas vendas a prazo.
Por fim, é importante destacar ainda que todo esse conjunto de ações possibilita o crescimento e expansão da empresa e de novos mercados.
Nesse sentido, a CredRisk Seguros, empresa do grupo MDS, é referência no país nesse tipo de proteção financeira e também conta com uma equipe de especialistas para avaliar e monitorar os riscos de sua carteira. Ou seja, uma solução completa, ampla e abrangente para a sua gestão de riscos!
E se você quer saber e proteger o seu negócio a partir de agora, convidamos a conhecer melhor nossos produtos! Fale com nossos corretores e agende uma apresentação!