CredRisk

Os principais mitos sobre seguro de crédito

Escrito por Phillip Krinker | May 18, 2018 11:35:00 AM

Viemos desvendar alguns mitos muito comuns quando se fala em seguro de crédito, porque muitas pessoas no Brasil ainda tem uma visão bastante superficial do produto, que é tão usado lá fora em países da Europa, por ser reconhecido como o maior aliado da segurança financeira de uma empresa.

O Seguro de Crédito pode reduzir o quadro de funcionários de uma empresa

Muitos acreditam que o seguro de crédito vem para eliminar funções quando na verdade ele permite auxiliar o trabalho de analistas e gerentes de uma equipe de crédito.

Uma empresa que possui uma equipe de credito especializa e vê suas vendas aumentando, esta empresa demandará mais funcionários para administrar a carteira de clientes crescente. Mas se no mesmo exemplo, as vendas estiverem aumentando e ela contar com um programa de seguro de crédito ela não precisará aumentar seu quadro de funcionários pois contará com uma equipe especializada da seguradora.

E como aliada, ela é capaz de reafirmar os esforços dos profissionais. Um exemplo claro disso é quando um gerente de crédito analisa um cliente duvidoso e encaminha à reunião dos principais executivos daquela empresa as suas previsões. Sozinho, seu trabalho não ganhe tanta força, podendo sua análise ser até desconsiderada. Com o auxílio do seguro de crédito, sua análise será ratificada pela seguradora, demonstrando claramente os riscos que a empresa terá se vende ao cliente em questão.

 

O Seguro de Crédito não é tão relevante para uma empresa com clientes sem risco de inadimplência

Primeiramente, é  difícil prever uma situação de não inadimplência com 100% de assertividade, principalmente quando lembramos que a situação de crise econômica no país têm afetado considerável empresas de todos os portes.

Em segundo lugar, quando se trata de uma carteira razoável de clientes, têm-se muito claro que, em uma seleção, existem clientes com baixos e altos índices de probabilidade de inadimplência.

Para carteiras com poucos e grandes clientes, o risco parece ser menor, por se tratar muitas vezes de empresas consolidadas no mercado e financeiramente estáveis. No entanto, o maior risco pode estar aí. São esses clientes, na maioria dos casos, que representam o maior percentual de lucro da empresa. Se existir um declínio ou pedido de recuperação judicial por parte desse cliente, a empresa não assegurada pelo seguro de crédito, pode também ir à falência.

Para desvendar mais mitos sobre o Seguro de Crédito, confira como ele está inserido no mercado brasileiro, com nosso relatório de tendências 2017/2018: