Phillip Krinker

Os principais mitos sobre seguro de crédito

Viemos desvendar alguns mitos muito comuns quando se fala em seguro de crédito, porque muitas pessoas no Brasil ainda tem uma visão bastante superficial do produto, que é tão usado lá fora em países da Europa, por ser reconhecido como o maior aliado da segurança financeira de uma empresa.

O Seguro de Crédito pode reduzir o quadro de funcionários de uma empresa

Muitos acreditam que o seguro de crédito vem para eliminar funções quando na verdade ele permite auxiliar o trabalho de analistas e gerentes de uma equipe de crédito.

Uma empresa que possui uma equipe de credito especializa e vê suas vendas aumentando, esta empresa demandará mais funcionários para administrar a carteira de clientes crescente. Mas se no mesmo exemplo, as vendas estiverem aumentando e ela contar com um programa de seguro de crédito ela não precisará aumentar seu quadro de funcionários pois contará com uma equipe especializada da seguradora.

E como aliada, ela é capaz de reafirmar os esforços dos profissionais. Um exemplo claro disso é quando um gerente de crédito analisa um cliente duvidoso e encaminha à reunião dos principais executivos daquela empresa as suas previsões. Sozinho, seu trabalho não ganhe tanta força, podendo sua análise ser até desconsiderada. Com o auxílio do seguro de crédito, sua análise será ratificada pela seguradora, demonstrando claramente os riscos que a empresa terá se vende ao cliente em questão.

 

O Seguro de Crédito não é tão relevante para uma empresa com clientes sem risco de inadimplência

Primeiramente, é  difícil prever uma situação de não inadimplência com 100% de assertividade, principalmente quando lembramos que a situação de crise econômica no país têm afetado considerável empresas de todos os portes.

Em segundo lugar, quando se trata de uma carteira razoável de clientes, têm-se muito claro que, em uma seleção, existem clientes com baixos e altos índices de probabilidade de inadimplência.

Para carteiras com poucos e grandes clientes, o risco parece ser menor, por se tratar muitas vezes de empresas consolidadas no mercado e financeiramente estáveis. No entanto, o maior risco pode estar aí. São esses clientes, na maioria dos casos, que representam o maior percentual de lucro da empresa. Se existir um declínio ou pedido de recuperação judicial por parte desse cliente, a empresa não assegurada pelo seguro de crédito, pode também ir à falência.

Para desvendar mais mitos sobre o Seguro de Crédito, confira como ele está inserido no mercado brasileiro, com nosso relatório de tendências 2017/2018:

Deixe um comentário: