Segundo um levantamento nacional realizado em 2019, as empresas brasileiras passaram a investir mais em gestão de riscos de crédito e isso reforça a importância dessa prática, especialmente no atual cenário de instabilidade econômica e financeira que diferentes mercados enfrentam.
Mas apesar desse crescimento, falar sobre gestão de risco de crédito ainda pode soar como um assunto complexo e até mesmo inacessível para alguns gestores. Porém, como vamos detalhar ao longo deste post, investir nesse tipo de estratégia hoje é mais simples e viável do que se imagina, justamente por conta de serviços e soluções flexíveis e mais direcionadas atualmente no mercado.
Continue a leitura e descubra quais os passos essenciais para gerenciar bem seus riscos. Vamos lá!
1. Realize uma avaliação de crédito detalhada de seus clientes
A primeira e talvez mais importante estratégia em uma gestão de riscos de crédito se refere à avaliação detalhada de toda a sua carteira.
Afinal, é aqui que podemos analisar o histórico de problemas e fragilidades financeiras de seus clientes e parceiros comerciais, gerando assim limites e cautelas sobre as possíveis negociações.
2. Diversifique a sua carteira de clientes
Outra alternativa recomendada para mitigar riscos de crédito é diversificar a sua carteira de clientes. Afinal, imagine depender de apenas um ou dois clientes cruciais e de repente perdê-los sem tempo para se recuperar.
Na prática, isso pode ocorrer por diversos motivos, desde uma decisão estratégica do parceiro ou mesmo por conta de uma crise financeira, falência ou recuperação judicial do mesmo.
Logo, ao contar com outras fontes de negócio ajuda a minimizar esses riscos em casos emergenciais.
3. Defina bem os limites de crédito
Aproveitando o gancho da primeira dica, após o mapeamento estratégico de toda a sua carteira de clientes, é fundamental saber definir bem os limites de crédito de cada parceiro comercial, levando em consideração os riscos eminentes, históricos no mercado e fragilidades financeiras.
Para isso, é fundamental estabelecer regras, análises constantes, monitoramento de riscos internos e externos ao mercado dos clientes, consultar outros fornecedores e, principalmente, estabelecer valores realistas e seguros para o seu negócio.
4. Monitores constantemente a sua carteira
Fazer o monitoramento frequente dos riscos de crédito de seus clientes é outro fator fundamental em uma gestão eficiente.
No entanto, concordamos com o fato de essa não é uma tarefa simples na prática e que requer um acompanhamento contínuo sobre mudanças e tendências diárias na carteira, além de ser recomendada a atuação de especialistas em crédito nessa função.
Porém, como bem destacamos no início, esse tipo de assessoria é cada vez mais viável e acessível hoje em dia.
5. Invista em um Seguro de Crédito
Até então pouco conhecido entre alguns gestores, o Seguro de Crédito é uma das soluções mais recomendadas e aprovadas por empresas de diferentes tamanhos e áreas de atuação no que se refere à proteção contra riscos de crédito.
Na prática, este tipo de apólice assegura que a sua empresa receba pelas vendas realizadas a prazo em caso de inadimplência de seus clientes. Ou seja, é uma forma de garantir a estabilidade financeira de seu negócio, mesmo que seus parceiros enfrentem dificuldades.
Além disso, o Seguro de Crédito flexibiliza a concessão de crédito no mercado, aumenta as oportunidades de expansão de novos negócios e reduz riscos de “calotes” ou atrasos nos pagamentos.
Enfim, essas são algumas dicas essenciais sobre como gerenciar riscos de crédito e a importância desse tipo de estratégia para a estabilidade e saúde financeira de seu negócio.
E se você se interessou e quer saber mais detalhes sobre o Seguro de Crédito e serviços de gestão de riscos, aproveite para conhecer melhor as soluções da MDS CredRisk.
Deixe um comentário: