Phillip Krinker

Como melhorar a gestão da área de crédito da sua empresa

Nos últimos anos, vivenciamos um período de turbulência financeira em nosso país. Por esse motivo, é de suma importância que o empresariado não tome apenas determinadas precauções, como também adquira um maior conhecimento de seus clientes e verifique a melhor opção para realizar certos investimentos.

O Brasil passou por diversas crises e pela falta de ferramentas disponíveis para mitigar os riscos de crédito, as empresas - especialmente as maiores corporações - criaram grandes áreas de crédito, chegando a dezenas de funcionários voltados somente para análise de limites de crédito e tentativa de mitigar os riscos de fraude.

Por outro lado, as pequenas e médias empresas, com apenas uma ou duas pessoas nessa área, não tinham capacidade de analisar com profundidade os riscos e optaram por uma análise somente restritiva.

O que pôde ser visto nos últimos anos foram perdas enormes com vendas não recebidas, resultando na quebra de inúmeras empresas.

Com o decorrer do tempo e após inúmeras perdas, as empresas começaram a automatizar o sistema de análise e implantaram as políticas de crédito. Entretanto, para fazer frente a este processo, era necessário um certo número de funcionários qualificados, resultando em um custo elevado para elas.

Nitidamente, temos presenciado uma grande preocupação dos gestores das empresas em promoverem vendas com segurança. Por causa de uma venda não recebida, com as margens magras de hoje em dia, se faz necessário vender muito mais.

Dentre as ferramentas que os gestores passaram a implantar está o Seguro de Crédito que, em caso de não recebimento de suas vendas, garantirá a indenização desse valor, dando muito mais segurança ao caixa da empresa.

Veja que, com a implantação do Seguro de Crédito, as empresas passam a contar com dezenas de analistas das seguradoras analisando os riscos, monitorando a carteira e indenizando os casos de não recebimento.

Portanto o gestor das áreas de crédito, seja de grandes ou pequenas empresas, tem no Seguro de Crédito uma excelente ferramenta para proteger o fluxo de caixa e ajudar a empresa a crescer com segurança.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Baixe gratuitamente o Guia Definitivo sobre o Seguro de Crédito e confira tudo que esse serviço pode fazer pela sua empresa:

Deixe um comentário: