Phillip Krinker

Economia Brasileira pós-eleições: o efeito nas empresas

O cenário pré e pós eleições nos remete a refletir sobre a saúde financeira das empresas e quanto elas podem sofrer com a incerteza político/econômica.

Temos muitas informações que podem refletir sobre este futuro próximo, além das eleições no Brasil:

- Economia americana aquecida, com provável aumento das taxas de juros e consequente fuga de capitais de países mais arriscados como o Brasil;

- “Guerra comercial” iniciada com a eleição de Donald Trump está se materializando com sérias consequências para os países menos desenvolvidos.

Mas vamos nos atentar a situação atual de nossa economia:

- O índice de inadimplência continua absurdamente alto;

- 62,9 milhões de pessoas possuem dívidas em atraso, representando 41% da população adulta;

- Além desse incrível número, há de se pensar no enorme contingente de brasileiros sem emprego.

Olhando com otimismo, e esperando que nenhum dos eleitos vá conseguir dar uma guinada muito grande, somente ao final de 2019 poderemos vislumbrar alguma luz no fim do túnel.

Com este cenário é inevitável que as empresas sintam suas vendas caírem, ou no máximo, mantidas nos níveis baixos dos últimos anos, e com uma estrutura de custos saneada ao extremo.

Estando as empresas tão fragilizadas, como se defender de uma nova onda de inadimplências? Uma das opções seria com a contratação de um Seguro de Crédito.

Pensando nessa saída, há dois aspectos a se destacar:

  1. As empresas precisam vender mais e com mais segurança. Sozinhas, por questões de custo de operação, elas não conseguem aumentar seu quadro de funcionários para que possam analisar os riscos de sua carteira de clientes.
  2. Com a contratação do Seguro de Crédito as empresas podem contar com uma equipe de analistas da seguradora, que além de analisar os riscos ainda monitoram a carteira de clientes 24 horas por dia.

Portanto, com a ajuda do Seguro de Crédito, as empresas podem arriscar mais, pois sabem que podem contar com uma seguradora robusta como proteção em caso de não pagamento no vencimento.

Além de proteger seus recebíveis, você sabia que o Seguro de Crédito também permite alavancar suas vendas com segurança? Este foi o caso de um de nossos clientes, que reduziu sua taxa de inadimplência ao mesmo tempo que aumentou sua receita anual de R$ 40mi para R$ 500mi.

Deixe um comentário: