
Em meio a um cenário de incertezas econômicas e pressões políticas, o BC anunciou mais uma manutenção de juros elevada, levando a Selic a 15% ao ano. Assim, mesmo com a expectativa de estabilização, o ambiente de crédito segue desafiador - e, para muitas empresas, proteger o caixa e garantir previsibilidade financeira nunca foi tão urgente.
Com isso, o seguro de crédito se reforça como uma ferramenta estratégica para mitigar riscos e manter a saúde financeira desses negócios, como vem sendo nos últimos anos.
E se você ainda não investiu nesse tipo de proteção, vamos detalhar alguns benefícios que uma apólice pode proporcionar à sua saúde financeira em um cenário de juros tão elevados.
Boa leitura!
Panorama atual: juros elevados e seus efeitos diretos nas empresas
Entender essa manutenção de juros elevada é simples. Afinal, o Banco Central adota essa política monetária restritiva para conter o aumento da inflação.
Porém, com a Selic prevista em 15%, os efeitos colaterais acabam se espalhando por diversos setores da economia, e os impactos disso podem ser sentidos de diferentes formas, como:
- Aumento do custo do crédito;
- Redução dos investimentos;
- Endividamento mais difícil de administrar;
- Elevação de preços no mercado;
- Menor acesso a financiamentos;
- Maior risco de inadimplência.
De forma generalizada, isso pode afetar praticamente todos os setores da economia, como o varejo, a construção civil, a indústria e até mesmo o agronegócio.
Além disso, setores que vendem a prazo ou lidam com uma cadeia longa de fornecedores e clientes estão ainda mais expostos ao risco de inadimplência.
Dificuldade de crédito e inadimplência: os principais vilões dos juros altos
Indiscutivelmente, manutenção de juros elevada gera um efeito cascata no cenário econômico de muitas empresas. Afinal, com menos crédito disponível e o aumento dos custos, alguns negócios podem enfrentar dificuldades para manter seu fluxo de caixa equilibrado.
Ao mesmo tempo, o risco de inadimplência por parte de seus clientes cresce — o que pode gerar atrasos em recebíveis, perda de faturamento e até comprometer a sustentabilidade do negócio.
E é justamente aqui que o seguro de crédito pode ser uma alternativa eficiente para conter esses riscos.
Na prática, estamos falando de um modelo de apólice que visa proteger as empresas contra o risco de inadimplência de seus clientes. Ou seja, ela funciona como uma proteção que cobre as perdas decorrentes de não pagamento, seja por insolvência, falência ou atraso prolongado.
Mas qual a relação entre o seguro de crédito e os juros altos?
Muitos gestores conhecem ou já ouviram falar sobre a importância do seguro de crédito como forma de proteção contra a inadimplência de parceiros. No entanto, é fundamental enxergar essa ferramenta com uma visão macro e entender que ela, na verdade, pode trazer outros benefícios no dia a dia do negócio, como:
- Proteção do fluxo de caixa: mesmo diante da inadimplência, a empresa segurada recebe a indenização, garantindo previsibilidade financeira;
- Avaliação contínua dos clientes: seguradoras especializadas realizam análises de crédito constantes dos compradores, ajudando a empresa a vender com mais segurança;
- Expansão segura das vendas: com mais garantias, é possível ampliar prazos e volumes de vendas sem aumentar o risco;
- Acesso facilitado ao crédito bancário: ao contar com apólice ativa, muitas empresas têm melhor avaliação de risco junto aos bancos, o que pode facilitar negociações de crédito.
Enfim, ao entender todas essas vantagens que o seguro de crédito pode proporcionar ao seu negócio, contratar uma apólice é uma decisão estratégica para manter a estabilidade e a saúde financeira da empresa em tempos de incertezas, riscos e impactos causados pela manutenção de juros elevados.
E se você busca mais informações sobre esse tipo de apólice, a CredRisk conta com uma assessoria especializada que pode ajudar o seu negócio nesse processo, com planos personalizados e soluções sob medida para o que a sua empresa precisa para proteger o crédito.
Acesse nosso site e converse com um especialista!
Deixe um comentário: