Você sabia que 25% das falências são causadas por faturas não pagas? Sua empresa concede prazo de pagamento para seus clientes diariamente. Como essa é uma situação rotineira de seus negócios, talvez você não tenha pensado sobre os riscos que você está assumindo, não é mesmo?
E o que fazer quando um cliente fica inadimplente ou quando um negócio entra em falência?
Talvez você nunca tenha passado por nenhuma destas situações antes, mas é importante tê-las em mente e saber quanto que as faturas não pagas representam do seu faturamento total. Isto não merece uma proteção?
É aí que entra o Seguro de Crédito. Ele protege o seu negócio contra o não pagamento das transações comerciais, garantindo que suas faturas serão pagas e permitindo gerir riscos comerciais e políticos de forma segura.
O Seguro de Crédito surgiu no Brasil no final década de 1990, com a chegada de seguradoras estrangeiras. E nos últimos anos, o cenário econômico desfavorável ajudou a dar visibilidade a esta importante ferramenta de proteção.
Ele pode ser contratado para vendas a prazo no mercado interno e para operações financiadas de exportação.
Seguro de Crédito Interno
Também chamado Seguro de Crédito doméstico, esse seguro oferece cobertura no território nacional contra o risco de falta de pagamento de seus devedores (pessoas físicas ou jurídicas), seja por mora prolongada ou insolvência. São cinco as modalidades do Seguro de Crédito Interno:
- Riscos comerciais;
- Quebra de garantia;
- Operações de consórcio;
- Operações de empréstimo hipotecário;
- Operações de arrendamento mercantil (leasing).
Seguro de Crédito à exportação
O objetivo do Seguro de Crédito à Exportação é indenizar os exportadores brasileiros de bens e serviços que não receberem os pagamentos de seus clientes no exterior. A inadimplência pode decorrer de:
- Riscos comerciais – falência ou mora;
- Riscos políticos e extraordinários – moratórias, guerras e revoluções, entre outros.
A importância do conhecimento do fluxo de caixa de seu cliente
As vendas a prazo geralmente representam em torno de 40% dos ativos de uma empresa e são suscetíveis de perda se os seus clientes deixarem de pagar. Por isso, é fundamental conhecer seu cliente e sua capacidade de crédito.
O segredo é ter as melhores informações sobre empresas, setores e tendências econômicas, para poder tomar decisões de crédito bem fundamentadas e, portanto, evitar e minimizar as perdas.
O objetivo final é ajudar a sua empresa a evitar perdas catastróficas, oferecendo mais segurança para a concessão de crédito adicional aos clientes atuais e na busca de novos mercados que, de outra forma, poderiam parecer muito arriscados.
Além disso, na eventualidade de uma perda, suas vendas deverão ser ampliadas para cobrir a perda da margem com esta inadimplência.
Deixe um comentário: