CredRisk Seguros

Por que o seguro de crédito é um diferencial competitivo?

Por que o seguro de crédito é um diferencial competitivo?

Em tempos de retração econômica, o Seguro de Crédito surge como uma alternativa segura e estratégica para que empresas se mantenham mais competitivas no mercado e, inclusive, aumentem suas vendas na crise.

Isso porque este tipo de apólice é considerado uma solução de proteção ampla em casos de inadimplência, garantindo que o credor (sua empresa) receba pelos valores de serviços e produtos vendidos a prazos, mesmo que o cliente não pague ou atrase suas parcelas.

Portanto, se você quer saber mais sobre o Seguro de Crédito e como ele pode ajudar o seu negócio a prosperar neste período de incertezas e turbulências, fique até o final do texto e confira as dicas e informações úteis que separamos aqui.

Boa leitura!

Afinal, o que é o Seguro de Crédito?

Como bem resumido, o Seguro de Crédito é uma proteção contra possíveis inadimplências de vendas a prazo. Dessa forma, a apólice visa indenizar a empresa credora que, por um acaso, não receber os créditos concedidos aos seus consumidores.

Vale destacar ainda que o Seguro de Crédito cobre também atrasos e falta de pagamentos em vendas internacionais por meio de exportação.

Como funciona este tipo de apólice?

Basicamente, toda a operação sobre o Seguro de Crédito envolve a participação de 3 players básicos: a corretora, o segurado e o devedor.

No geral, a apólice contratada cobre faturas geradas dentro de um ano e para que esta cobertura seja devidamente ativada, é necessário definir os limites de crédito para os seus parceiros.

Feito isso e realizada as vendas, caso um dos clientes deixe de pagar ou atrase uma fatura, sua empresa comunica a corretora contratada, que por sua vez, inicia a cobrança. Tal prêmio pode ser cobrado em cima dos limites de crédito aprovados para este consumidor, como também sobre um percentual de faturamento.

Os sinistros são pagos com base entre 85% e 90% da perda e tem um prazo de 30 dias para ser efetuado em caso de insolvência da situação.

No entanto, em casos de mora prolongada e perdas com riscos políticos, este prazo pode ser estendido para alguns meses.

E por que o Seguro de Crédito se tornou ainda mais essencial agora?

Os últimos anos vêm mostrando um crescimento significativo na busca por apólices de Seguro de Crédito no Brasil e a atual situação econômica ajuda a explicar tal fenômeno.

O fato é que nenhuma outra solução estratégica apresenta proteção e oportunidades de igual tamanho que este tipo de apólice.

Ou seja, o seguro é uma das poucas saídas em momentos de crise e de incertezas para a economia de diversos setores, garantindo que empresas de todos os tamanhos possam conceder mais crédito a clientes e aumentar suas vendas sem riscos de inadimplência.

Além disso, o aumento por essa procura também se dá pelo motivo de que o público em geral perdeu o poder de compra de alguns anos para cá no país.

Para se ter uma ideia maior, o total de famílias com contas atrasadas no Brasil atingiu o maior nível em 12 anos e as expectativas não são as melhores para os próximos períodos.

Como o Seguro de Crédito pode ajudar empresas nesse momento?

Não é só garantindo o pagamento de valores inadimplentes que o Seguro de Crédito pode ajudar a sua empresa neste momento.

Se visto como uma estratégia de vendas também, este tipo de apólice pode permitir inclusive um crescimento sustentável de suas negociações e sem riscos. 

Além disso, ainda vale destacar uma melhora na avaliação de crédito e na gestão de riscos de sua empresa, contando com o suporte de especialistas do setor.

Quer mais benefícios práticos que podem ser agregados por uma empresa segurada? Então, ainda podemos ressaltar as seguintes vantagens:

  • Aumento de venda para clientes novos e atuais
  • Oferece mais informação de crédito, uma segunda opinião ao conceder crédito
  • Oferece um sistema de cobrança protegendo a imagem do vendedor da empresa, que não se desgasta ao cobrar o cliente, já que a seguradora especializada assume este papel;
  • Possibilita exportar de forma segura na modalidade internacional, incluindo a cobertura do risco político;
  • Pode ajudar no financiamento de seu negócio.

Como contratar um Seguro de Crédito?

Hoje, há diversas seguradoras de crédito disponíveis no mercado nacional, cada qual com características, apólices e planos específicos.

A CredRisk é uma das principais referências no país, tendo em vista a sua especialização neste setor e a experiência de quase duas décadas neste setor.

Hoje, a empresa faz parte do MDS Group, um dos mais renomados de todo o mundo e com participação ativa em mais de 120 países, agregando assim ainda mais valor à seguradora e às suas apólices.

Com vasto conhecimento e uma equipe completa de especialistas, contratar um Seguro de Crédito com a CredRisk pode garantir muito mais do que proteção e segurança para as suas vendas a prazo.

A empresa também oferece consultorias estratégicas para a sua gestão de riscos, possibilitando que sua empresa se torne mais competitiva, sustentável financeiramente e atrativa para os olhos de clientes e investidores.

Em resumo, essas são algumas dicas e informações úteis sobre a importância do Seguro de Crédito neste momento de crise e de incertezas econômicas, e como este tipo de apólice pode agregar não só proteção financeira, como também gerar oportunidades de crescimento e faturamento para o seu negócio.

Gostou do post? Quer saber mais sobre o Seguro de Crédito e fazer um orçamento sem compromisso com a CredRisk, uma empresa MDS? Então, converse agora com um de nossos especialistas e confira os nossos planos especiais.

 

Sobre a MDS  

A MDS é um grupo multinacional de corretagem de seguro e resseguro, consultoria de riscos e gestão de benefícios. É líder de mercado em Portugal, está entre os maiores no Brasil e presente também em Angola, Moçambique e Espanha. Mundialmente, a companhia opera por meio da Brokerslink – empresa fundada pelo grupo e que gere uma rede de brokers presente em mais de 120 países, totalizando cerca de 25.000 profissionais de seguros. Em resseguro, a organização atua no Brasil, em Portugal e na África com a marca MDS RE. A RCG - Risk Consulting Group é a empresa referência em análise de riscos, controle de perdas, plano de continuidade de negócios e Enterprise Risk Management. Por meio da HighDome, uma Protected Cell Company (PCC), o grupo oferece soluções alternativas de transferência de riscos ao mercado tradicional de seguros. Por fim, enquanto as recentes aquisições de Process, Tovese e CredRisk reforçam a expertise da empresa no setor de P&C e Garantias, a aquisição total da 838 Soluções e a compra da Ben’s e da QH Consult reiteram o domínio no segmento de Benefícios Corporativos, Gestão Automatizada de Benefícios, Benefícios Flexíveis e Educação. Para mais informações, acesse: https://www.mdsgroup.com. 

 

Deixe um comentário: