Em tempos de crise, além dos riscos financeiros, as empresas precisam se preocupar com um outro tipo de perda comum e que pode afetar diretamente a estabilidade e a saúde do negócio: o capital humano!
Em outras palavras, perder funcionários por conta de problemas atrelados às dificuldades econômicas, como atraso de salários, não cumprimento das obrigações, ou até mesmo se ver obrigado a demitir equipes para tentar reduzir custos, nunca é um bom sinal para a empresa.
Por outro lado, estratégias simples – e muitas vezes negligenciadas –, como a contratação de seguros empresariais, podem ajudar a proteger esse capital humano e, consequentemente, evitar essas instabilidades.
Por isso, se você quer saber mais sobre essa relação entre seguros empresariais e proteção do capital humano, não deixe de ler o post até o final e confira as dicas valiosas que separamos a seguir.
Boa leitura!
Por que proteger o capital humano de sua empresa?
Como o próprio nome sugere, “capital” humano deve sempre ser considerado um bem valioso para a empresa e, portanto, perdê-lo ou diminuí-lo por questões de crises é considerado uma forma de prejuízo.
Afinal, reter bons talentos e garantir profissionais já capacitados e qualificados em suas funções internas tende a agregar inúmeros benefícios ao negócio, como qualidade na prestação de serviços, conhecimento das atividades, redução de custos e resolução de problemas mais rápida.
Por outro lado, a perda do capital humano gera um impacto muito negativo, como desorganização das equipes, mais concentração de atividades em determinados setores, aumento de gastos, necessidade de novos treinamentos, novos processos seletivos etc.
E como a contratação de seguros empresariais podem proteger o capital humano?
A lógica é um pouco simples: seguros empresariais ajudam a proteger a estabilidade financeira da organização e, consequentemente, isso influencia na manutenção do capital humano.
Pode parecer óbvio, porém muitos gestores não costumam relacionar esses fatores na prática, considerando os seguros empresariais apenas como formas de proteção financeira.
Mas para adentrarmos nesse tema com mais detalhes, podemos destacar dois tipos de apólices que cumprem perfeitamente esse papel de proteção do capital humano:
Seguro de Crédito
Indispensável para qualquer empresa hoje, o Seguro de Crédito é uma proteção contra a inadimplência de clientes devedores. Ou seja, se a sua empresa vende a prazo, a seguradora garante o recebimento dessas parcelas, caso algum parceiro deixe de cumprir com suas obrigações.
Assim, automaticamente, você garante mais estabilidade financeira ao negócio, tem a possibilidade de expandir novos mercados e, portanto, agrega mais segurança também ao capital humano.
Enfim, esses são alguns exemplos de como alguns seguros empresariais podem ir além das proteções financeiras e garantir mais estabilidade ao capital humano das empresas, evitando assim o risco de uma alta rotatividade ou prejuízos por demissões e perdas de talentos.
Quer saber mais e fazer uma cotação desses modelos de seguros? Então, converse com um especialista e faça seu orçamento!
Deixe um comentário: