Phillip Krinker

Seguro de Crédito e os riscos políticos/comerciais

Cada vez é mais comum que empresas brasileiras vendam a prazo para outros países e, de certa forma, esse é um indicativo de sucesso e conquista de outros mercados. Porém, vendas para esse tipo de cliente podem se tornar uma dor de cabeça em caso de insolvência ou mora.

Para evitar esse tipo de problema, a maioria das empresas brasileiras que contratam uma proteção para “Riscos Políticos” está aderindo a este serviço através da cobertura encontrada dentro da modalidade do Seguro de Crédito à Exportação. Nesse tipo de Seguro de Crédito é possível cobrir os riscos de insolvência do devedor em consequência de “Riscos Comerciais” e/ou “Riscos Políticos”.

Cobertura contra Riscos Comerciais

Os “Riscos Comerciais” cobrem os prejuízos causados pelo devedor ao segurado em função da entrega da mercadoria ou da prestação dos serviços e o não pagamento das faturas em consequência da insolvência ou mora prolongada do devedor.

Nem sempre o devedor é culpado pelo não pagamento das faturas. Às vezes, o devedor cumpre suas obrigações e quita suas faturas em dia, porém, as remessas do pagamento são bloqueadas pelo governo do País do importador, causando um prejuízo ao segurado pelo não pagamento das faturas. Caso o segurado tenha incluído a cobertura de “Riscos Políticos” em sua apólice de Seguro de Crédito à Exportação, este tipo de prejuízo será indenizado pela Seguradora.

Cobertura contra Riscos Políticos

Um seguro menos utilizado pelas empresas brasileiras é o que contém a cobertura de “Riscos Políticos” para cobrir os seus investimentos e projetos realizados no exterior contra os riscos de nacionalização, confisco e inconvertibilidade de moedas.

Esse tipo de cobertura garante ao investidor brasileiro que seus investimentos feitos no exterior estejam cobertos contra os principais “Riscos Políticos”:

– Danos causados por violência (guerra civil ou mesmo tumultos causados por protestos);
– Impossibilidade de transferir recursos para a sede;
– Expropriação de ativos da empresa sem a compensação adequada;
– Quebra de contrato entre governo e empresa privada;
– Descumprimento de garantia soberana, quando um governo não honra garantias claras dadas em determinados projetos, normalmente aplicados em países com alto grau de risco.

Além das empresas brasileiras terem a opção de cobrir os seus ativos físicos, como por exemplo, plantas industriais, equipamentos de mineração, construções, projetos de infraestruturas, etc; também é possível cobrir perdas e danos causados pelo cancelamento de contratos assinados com governos estrangeiros.

Às vezes é necessário fazer enormes investimentos “pré-operacionais” para construir plantas industriais, projetos de mineração ou projetos de infraestrutura e correr o risco de ter os contratos cancelados pelos governos estrangeiros por motivos “políticos”, causando uma grande perda financeira antes mesmo da realização das construções dos ativos fixos naquele país.

O que é preciso para contratar um Seguro com cobertura para “Riscos Políticos” ou “Riscos Comerciais”?
Para contratar um seguro com esses tipos de cobertura é necessário preencher um questionário básico, com os detalhes do investimento no exterior. Seu custo vai depender de algumas variáveis:

– Tipo de investimento;
– Prazo da apólice;
– Valor dos bens ou interesses segurados;
– País no qual os investimentos serão feitos;
– Nível de relacionamento entre o Brasil e o país em risco.

Os locais de maior procura por Seguros com cobertura para “Riscos Políticos” ou “Riscos Comerciais” são os países da América Latina, África e Ásia.

Se sua empresa está expandindo suas vendas para o exterior, talvez seja o momento de se precaver e aderir a este tipo de seguro.

Deixe um comentário: