CredRisk Seguros

Taxas de juros e a desaceleração da economia causam aumento de pedidos de recuperação e falências

29 de Fevereiro de 2024 CredRisk Seguros 0 Comentários
taxa de juros PME

No atual contexto econômico, as pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam desafios sem precedentes devido ao aumento vertiginoso dos pedidos de recuperação judicial e falências. Segundo dados da Serasa Experian, os pedidos de falência subiram 44% e os de recuperação judicial 37% no primeiro trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022. 

As altas taxas de juros e a desaceleração da economia têm sido os principais vilões nesse cenário, colocando em risco a estabilidade financeira das empresas. É fundamental que as PMEs ajam proativamente para se protegerem dessas ameaças iminentes. 

Recuperação Judicial como Alternativa à Falência: 

A recuperação judicial é uma ferramenta que empresas podem utilizar para evitar a falência durante uma crise financeira. Esse processo permite que a empresa reorganize suas atividades, renegocie dívidas e busque uma reestruturação financeira que viabilize sua continuidade. No entanto, a recuperação judicial não é isenta de desafios e implica custos significativos. Portanto, é preferível adotar medidas preventivas, como o seguro de crédito, para evitar a necessidade de recorrer a essa alternativa. 

O seguro de crédito surge como uma solução vital nesse contexto. Ao contratar esse serviço, as empresas podem resguardar-se contra clientes que eventualmente venham a falir ou recorrer à recuperação judicial, transferindo o risco para a seguradora. Esta medida proporciona uma camada adicional de segurança financeira, permitindo que as PMEs continuem operando mesmo diante de situações adversas. 

Com aumento expressivo nos pedidos de falência e recuperação judicial, as PMEs não podem mais se dar ao luxo de adiar a proteção de seus ativos financeiros. Investir em um seguro de crédito robusto pode ser a diferença entre a sobrevivência e o fracasso em tempos de incerteza econômica. 

Gestão de Análise de Riscos: 

Além do seguro de crédito, uma gestão eficaz de análise de riscos é essencial contar com ferramentas modernas de análise de dados e modelagem estatística que podem auxiliar na avaliação da saúde financeira dos clientes e na tomada de decisões informadas.  

A prevenção é sempre mais eficaz do que a correção, e uma abordagem proativa na gestão de riscos pode mitigar consideravelmente as ameaças financeiras. Para isso, as empresas podem contar com as análises de crédito das Seguradoras e o apoio de corretoras especializadas como a CredRisk Seguros, que proporcionam análises de crédito especializadas. 

Diante das altas taxas de juros e da desaceleração econômica, as PMEs enfrentam desafios significativos em manter sua estabilidade financeira. A recuperação judicial é uma alternativa, mas a prevenção é a chave para evitar a falência. A adoção de medidas como o seguro de crédito e uma gestão robusta de análise de riscos pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso em um ambiente empresarial cada vez mais desafiador. Ao garantir a segurança financeira, as PMEs podem enfrentar os obstáculos com mais confiança e resiliência. 

É evidente a importância de renovar o seguro de PME com uma empresa de confiança como a CredRisk. Proteger o seu negócio contra imprevistos é fundamental para garantir sua estabilidade e crescimento a longo prazo. Se você ainda não renovou seu seguro ou deseja saber mais sobre os serviços oferecidos pela CredRisk, entre em contato com um de nossos especialistas. Estamos aqui para ajudar a encontrar a melhor solução para as necessidades específicas do seu negócio. Não deixe a segurança do seu empreendimento ao acaso. Renove seu seguro hoje mesmo e mantenha sua PME protegida contra os riscos do mercado. 

Deixe um comentário: