CredRisk Seguros

10 motivos para sua empresa contratar Seguro de Crédito

blog-link-credrisk-01

No mercado atual, sua empresa precisa oferecer crédito a seus clientes para se manter competitiva. Porém, cada vez que você concede crédito a um cliente, existe uma chance de que a dívida não seja paga. Isso cria riscos para o fluxo de caixa da empresa e sua rentabilidade.

Por isso, é importante levar em consideração a contratação de um Seguro de Crédito. Confira abaixo 10 motivos para colocar a contratação do Seguro de Crédito na lista de prioridades da sua empresa:

1. Protege o capital da sua empresa

A conta de créditos a receber das empresas corresponde, em média, a 40% dos seus ativos totais. O atraso no pagamento representa um custo de capital, situação que pode se agravar num cenário de crise econômica.

Com o fluxo de caixa protegido pelo Seguro de Crédito, sua empresa tem a segurança de que o capital investido em contas a receber estará seguro e retornará para o seu negócio, mesmo quando seu cliente falhar em cumprir os compromissos assumidos.

2. Ajuda a financiar o seu negócio

A inadimplência de contas a receber gera prejuízos, o que resulta na falta de recursos e pode afetar a capacidade da empresa para manter o seu nível habitual de negócios. Com o Seguro de Crédito o aumento de vendas para “clientes existentes” e para “novos clientes” é possível, sem necessariamente aumentar o risco de crédito, possibilitando assim uma forma mais rápida de aumentar suas receitas.

3. Previne as perdas em caso de inadimplência

O aumento da inadimplência, agravada pelo crescimento do número de recuperações judiciais e falências, aumenta a necessidade das empresas pelo serviço de Seguro de Crédito. As empresas precisam reforçar seus sistemas e controles internos para liberação do crédito, tornando necessário encontrar fatores de proteção, que forneçam uma rede de segurança para os ativos a receber.

4. Ajuda sua empresa a crescer de forma segura

Vendas a prazo geralmente representam uma parcela relevante das receitas e pode comprometer seriamente a situação financeira da empresa vendedora se seus clientes deixarem de pagar.

Nesse caso, o Seguro de Crédito funciona como uma espécie de proteção para o planejamento financeiro das empresas, que evitam ainda serem pegas de surpresa diante de um evento inesperado.

5. Serve como garantia adicional

O seguro de crédito pode ser usado como uma "garantia adicional" para reduzir o custo do financiamento de vendas por parte de bancos e/ou mercados de capitais. Outra vantagem do uso do seguro de crédito como uma "garantia adicional" é estruturar operações de venda sem direito de regresso e off balance sheet (financiamento fora do balanço).

6. É uma boa prática de Governança Corporativa

Atualmente a contratação do seguro de crédito por parte das empresas é bem visto pelos auditores, acionistas e/ou mercados em geral. Sendo tratado, dessa forma, como uma boa Política de Governança.

7. Conquista novos mercados com segurança

O conhecimento das seguradoras pode ajudá-lo a escolher os clientes, mercados e limites de crédito corretos para evitar e minimizar o não pagamento de uma dívida comercial. Consequentemente, sua empresa se sentirá mais confiante para buscar novos clientes, em novos mercados, que, de outra forma, poderiam parecer muito arriscados.

8. Acaba com problemas de gestão e administração

O Seguro de Crédito funciona como uma ferramenta de gestão do setor de contas a receber com benefícios que vão desde o monitoramento da carteira, passando pela expansão das vendas e chegando, é claro, à cobrança dos clientes inadimplentes e nas indenizações.

9. Protege créditos concedidos aos clientes no exterior

O Seguro de Crédito à Exportação indeniza os exportadores brasileiros de bens e serviços que não receberem os créditos concedidos aos clientes no exterior decorrentes de riscos comerciais (falência ou mora) e riscos políticos e extraordinários (moratórias, guerras e revoluções, entre outros).

10. Gere riscos comerciais e políticos de forma segura

O Seguro de Crédito protege o seu negócio contra o não pagamento da dívida de transações comerciais, garantindo que suas faturas serão pagas e permitindo gerir riscos comerciais e políticos de forma segura.

Ficou com alguma dúvida sobre o Seguro de Crédito? Baixe gratuitamente o Guia Definitivo sobre o Seguro de Crédito e confira tudo que esse serviço pode fazer pela sua empresa: