CredRisk Seguros

2021 traz novidades para o Seguro de Crédito no Brasil

Um novo ano se inicia e a tecnologia continua acelerando. E é claro que o mercado de seguros de crédito irá se adaptar às futuras mudanças. Desde o início da pandemia, em março de 2020, o mercado ficou extremamente instável, e expandir os negócios teve suas margens de riscos ainda maiores. Apesar das notícias negativas do setor, especialistas dizem que 2021 tem razões para trazer um pouco mais de luz a respeito das incertezas de mercado que se instalaram no ano anterior.

Segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), houve um aumento de 10% no volume de receita para as modalidades de garantia e crédito no primeiro semestre do ano passado, e a tendência é crescer ainda mais com o avanço do mercado. O fato de estarmos em meio a uma crise sanitária mundial, é um fator plausível o suficiente para a contratação de um seguro de crédito para sua empresa, em vista dos riscos e incertezas que nela impactam, mas a prevenção de atrasos de pagamento e inadimplência não devem se limitar a isso, afinal, riscos podem acontecer em qualquer situação ou momento.

Apesar do seguro de crédito começar a ser mais conhecido em solo brasileiro só agora, muitas empresas multinacionais trazem consigo esse costume quando se instalam aqui, e o período em que estamos vivendo não poderia ser mais apropriado para as empresas adotarem essa medida preventiva. Com o avanço e a expansão do mercado, veremos essa medida ser cada vez mais adotada por aqui em 2021, em vista que as empresas estão começando a entender melhor a importância da contratação deste serviço para gerenciar seus negócios.

Este ano, teremos mais reflexos positivos no mercado de seguros, de acordo com Gilmar Mendes, professor da Fundação Dom Cabral e Conselheiro Consultivo da MAG Seguros, em vista das novas reformas que estão aguardando aprovação – como a nova norma geral de licitações e contratos, que está aguardando sanção presidencial no momento – e do grande potencial de retorno para investimentos no Brasil, que tem atraído investidores de vários países.

A crise atual que estamos vivendo tem contribuído consideravelmente no aumento da inadimplência, e as corretoras de seguro estão, cada vez mais, se preparando para essas novas demandas, afinal, é importante adotar um bom gerenciamento de finanças para que não haja contratempos em sua expansão.

Deixe um comentário: