CredRisk Seguros

5 Características de empresas que tendem a ser inadimplentes

O Brasil, há muito tempo, lida com o alto índice de inadimplência nas empresas, e isso tem se tornado um motivo de atenção para outros negócios que não querem arcar com dívidas de seus clientes e prevenir sua empresa de, também, encarar problemas financeiros.

Pensando na segurança desse público, agrupamos aqui algumas características importantes que as empresas que tendem a ser inadimplentes possuem. Caso você também não queira tê-las sob seu radar, não deixe de conferir!

Empresas com mau sistema de gestão

Dentro de uma empresa, é crucial a utilização de processos especializados em cobranças e sistemas competentes para manter a boa performance e evitar a inadimplência. Neste quesito, a atenção vai para a análise de empresas que não possuem essa boa gestão de negócio, dependendo de processos manuais e obsoletos que podem comprometer a produtividade e o fluxo de caixa. 

Caso já possua uma empresa desse perfil sob seu radar, é indicado que sua situação financeira seja checada periodicamente para evitar riscos.

Fluxo de caixa mal controlado

Seguindo o mesmo ponto da gestão mal controlada, não ter um bom supervisionamento do fluxo de caixa de uma empresa também deve ser um ponto importante de atenção. Muitas empresas se endividam por seus empresários não saberem com precisão os números de seus cofres. Ter essa relação de quanto entra e quanto sai é essencial para a manutenção de táticas preventivas e redução de gastos. 

Sem a devida visibilidade dos problemas, fica mais difícil a recuperação em cenários ruins.

Micro e pequenas empresas sob o radar

Como toda empresa que está iniciando no mercado, essas possuem pouca experiência na gestão de crises e mais dificuldade de controlar e manter seus compromissos financeiros. Isso tudo poderia ser evitado com maior preparo e planejamento destes empresários antes de abrirem seus negócios, porém não é a realidade que o Brasil encara hoje. 

De acordo com uma pesquisa feita pelo Sebrae no final de 2018, uma em cada quatro empresas abertas no Brasil fecham as portas antes de completar dois anos de mercado. Apesar de ser um mercado promissor, este é um dado significativo para manter a atenção com novas empresas.

Falta de planejamento para quitar despesas operacionais

Muitas destas empresas possuem o hábito de buscar crédito na hora de quitar suas despesas operacionais, mesmo sendo um fator grande para o agravamento da situação. O empresário quanto se encontra nesse cenário, tende a recorrer a empréstimos e financiamentos bancários, ficando exposto a altas taxas e comprometendo ainda mais o seu caixa.

Atenção especial para o setor de serviços

De acordo com dados da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), a maior parte dos dividendos que ocasionaram a negativação são derivados do setor de serviços, que inclui entidades bancárias e financeiras. 

Só neste ramo, há 70% das pendências em nome de pessoas jurídicas, o que reforça ainda mais a necessidade de avaliação maior para casos como este. 

Deseja proteger a sua empresa dos riscos que a inadimplência traz à sua empresa? A CredRisk Seguros é a melhor alternativa para te ajudar. Clique aqui, conheça as nossas soluções em Seguro de Crédito e conte com ajuda especializada para proteger a sua empresa da crise financeira.

Deixe um comentário: