CredRisk Seguros

Prazo de liquidação de uma inadimplência pode ultrapassar 20 anos

O prazo de liquidação de inadimplência é sempre um tema debatido com dúvidas e muitas questões por detrás. Afinal, de fato, o assunto pode envolver diversos fatores e, por mais que a lei define o período de 5 anos para constar o nome do consumidor nos órgãos de proteção ao crédito, muitos bancos ainda mantêm esses dados por dez, vinte ou até mais anos em seus registros.

Nesses casos, esperar tanto tempo para rever seu dinheiro de volta pode nem ser tão vantajoso assim, e pior ainda, trazer riscos incontáveis para a saúde financeira de seu negócio.

Então, como lidar com esse risco e evitar, de forma eficaz, que o longo prazo de liquidação de uma inadimplência se torne um problema ainda maior para a sua empresa? Essa e muitas outras questões, é o que vamos abordar ao longo deste material. Confira e tome nota das dicas!

A pandemia volta a assombrar mercados com a inadimplência 

De acordo um levantamento da revista Exame, o fantasma da inadimplência voltou a assombrar diversos mercados e, em alguns casos, com recordes jamais vistos.

Até março de 2020, o estudo já apontava um crescimento de 25% de devedores no Brasil e especialistas não viam um futuro muito promissor em curto prazo. Paralelo a isso, o risco de uma crise ainda mais prolongada e os desafios de retomada da economia fazem com que o prazo de liquidação das inadimplências se torne mais imprevisível, já que empresas e consumidores não conseguem sequer prever e planejar suas saúdes financeiras com exatidão.

Neste cenário de incertezas, muito além da falta de pagamentos, os credores se vêem diante de uma outra questão: a de quando poderão ver seu dinheiro de volta e se, de fato, ele volta um dia.

Os impactos diretos na lentidão no prazo de liquidação de uma inadimplência

Basta imaginar em realizar uma venda e ter que aguardar 20 anos ou mais por esse retorno. É algo inviável para qualquer negócio e, somado ao risco de uma crise global, este cenário não tende a envolver uma ou duas vendas... mas sim, diversas!

Logo, o prazo de liquidação de inadimplência coloca em xeque a saúde e, até mesmo, a sobrevivência da empresa no mercado hoje. Ainda que muitos negócios mais sólidos consigam aguardar o pagamento destas dívidas, inevitavelmente, outros sintomas podem ser sentidos nesse tempo, como:

  • Inviabilidade de recursos para novos investimentos;
  • Instabilidade financeiro
  • Endividamento;
  • Desgastes comerciais;
  • Quebras de contratos;
  • Aumento de custos com processos judiciais.


O Seguro de Crédito surge como alternativa para evitar essa demora

Ao mesmo tempo em que os índices de inadimplência e o risco de uma crise econômica aumentam, novas alternativas e soluções ganham notoriedade entre as empresas e ajudam a garantir a segurança financeira do mercado.

O exemplo mais notório é o Seguro de Crédito, um produto muito mais dinâmico e inteligente para empresários lidarem com a falta de pagamentos, e também com os longos prazos de liquidação de uma inadimplência.

Isso porque, na prática, o Seguro de Crédito ressarce de imediato o credor em caso de falta ou atraso de determinado pagamento de seus parceiros, promovendo assim muito mais segurança e previsibilidade para o negócio.

Com esta análise, podemos considerar que, apesar de o prazo de liquidação de uma inadimplência no Brasil poder ultrapassar décadas, e que tal cenário se reforça por conta da pandemia, vemos por outro lado alternativas mais dinâmicas e eficazes que asseguram a saúde financeira de muitos negócios nesta atual crise.

E no caso de sua empresa? Vale arriscar aguardar tanto tempo ou garantir a segurança financeira do negócio? Converse agora com um de nossos consultores e conheça melhor o Seguro de Crédito da CredRisk Seguros.

Deixe um comentário: