CredRisk Seguros

Qual o melhor momento para contratar o Seguro Garantia?

Em tempos de crise, contratar um Seguro Garantia tem se tornado uma estratégia cada vez mais comum entre diferentes negócios, em especial, entre aqueles que veem algum tipo de risco nas possíveis quebras de contratos com seus parceiros.

Mas afinal, como funciona e qual o melhor momento para contratar um Seguro Garantia para a sua empresa, visto que a modalidade pode beneficiar diferentes ocasiões de negócios? Confira abaixo!

Afinal, o que é o Seguro Garantia?

Antes de saber qual o melhor momento para contratar o Seguro Garantia para a sua empresa, vale reforçar um pouco mais sobre o seu conceito. Na prática, esta modalidade tem a finalidade de garantir o cumprimento de todas as apólices de um contrato assumido entre o segurado e seus parceiros comerciais.

Em outras palavras, mesmo por consequências da atual crise, se um fornecedor, cliente ou alguma licitação tiver a intenção de quebrar um contrato importante, sua empresa está devidamente assegurada em relação a todas as obrigações assumidas até a conclusão do projeto.

É um produto substituto à tradicional fiança bancária, porém, muito flexível, prático e vantajoso.

E para quem se destina o Seguro Garantia?

O Seguro Garantia é aplicável a qualquer empresa que opere seus serviços e vendas com base em contratos e licitações, ou também como garantia em processos judiciais, como alternativa de pagamentos de cauções, penhora de bens e fianças bancárias.

Na prática, o Seguro Garantia é composto por três players essenciais:

  • Segurado – cliente, fornecedor ou parceiro comercial que assume um contrato com o tomador;
  • Tomador – a empresa que contrata a apólice;
  • Seguradora – instituição responsável por assegurar as obrigações e indenizar as partes.

Quando contratar o Seguro Garantia para sua empresa?

Em tempos de crise, o Seguro Garantia se reforça como uma alternativa essencial para o cumprimento de contratos diversos. No entanto, engana-se o gestor que acha que é preciso esperar por momentos mais turbulentos na economia para tomar essa decisão.

Na verdade, assim como outras modalidades, o Seguro Garantia agrega benefícios diretos e mais sustentabilidade financeira às empresas, independente do momento ou situação econômica do mercado.

Para se ter uma ideia mais ampla sobre a abrangência do Seguro Garantia, podemos destacar algumas de suas principais modalidades: 

  • Licitante - Garante todas as obrigações contratuais de licitações públicas ou privadas;
  • Aluguel – garante que locadores recebam devidamente todos seus aluguéis, conforme contrato assumido com o inquilino;
  • Obras – garante a execução de obras e entrega de projetos de acordo com as condições fixadas em contrato; 
  • Antecipação de pagamento – garante que valores pagos antecipadamente sejam destinados à execução imediata do contrato;
  • Judicial – garante o pagamento no valor da condenação de um processo.

Essas são algumas dicas sobre o melhor momento para contratar um Seguro Garantia para a sua empresa. E como bem vimos, a modalidade agrega inúmeras vantagens em relação a outras garantias existentes no mercado, em especial, por não reduzir o valor de seu capital ou patrimônio, dando ainda mais sustentabilidade e segurança financeira ao negócio em tempos de crise.

Gostou das dicas? Quer saber como contratar um Seguro Garantia e assegurar todas as obrigações de seus contratos de forma prática e simples? Então, converse agora com um especialista da CredRisk e obtenha sua apólice.

Deixe um comentário: