CredRisk Seguros

Mantenha a sustentabilidade da empresa com o Seguro Garantia

O Seguro Garantia sempre foi tido com uma proteção estratégica para a saúde financeira de qualquer negócio. No entanto, em tempos atuais, em que as incertezas e riscos se tornam ainda mais eminentes nos mercados, este tipo de seguro ganhou mais relevância entre diferentes setores e a tendência é que essa prática aumente.

Para entender melhor o que é, como funciona e qual o papel fundamental do Seguro Garantia na sustentabilidade de uma empresa nos dias atuais, nós preparamos um artigo com dicas, informações úteis e, claro, bons conselhos para o seu negócio.

Sendo assim, vamos direto ao assunto. Confira!

O que é Seguro Garantia e qual sua função prática?

O Seguro Garantia é uma modalidade de proteção empresarial, que tem por objetivo principal, garantir o fiel cumprimento das obrigações assumidas em um acordo comercial, como contratos e apólices de uma negociação.

Na prática, o Seguro Garantia é um produto substituto à tradicional – e burocrática – fiança bancária.

Em outras palavras, caso um fornecedor ou parceiro comercial descumpra, por inúmeros motivos, alguma cláusula previamente acordada, sua empresa garante o ressarcimento desse prejuízo com base legal.

Isso vale, por exemplo para quebras de contratos e até falência do prestador. O Seguro Garantia é aplicável também em investimentos de alto risco, como obras, manutenções, licitações, concessões públicas etc.

É a garantia legal e prática de qualquer contrato assumido pela sua empresa.

E qual o papel do Seguro Garantia para a sustentabilidade de um negócio?

Em um mercado altamente competitivo, somado aos riscos eminentes de uma crise global, reduzir custos e garantir a eficiência do negócio é questão estratégica de qualquer empresa.

E quando o assunto é garantia para licitações, contratos de construção, fornecimento de insumos e serviços, o Seguro Garantia se destaca com uma alternativa sólida, prática e extremamente eficaz.

Para se ter uma ideia mais ampla do papel estratégico do Seguro Garantia na sustentabilidade das empresas, destacamos a seguir algumas vantagens práticas desse tipo de proteção. Confira!

  • Atesta a veracidade dos créditos tributários informados pelo tomador no DCA;
  • Garante a execução de obras em edificações residenciais e comerciais;
  • Garante o cumprimento de pagamentos e prazos estabelecidos em contrato;
  • Substitui o depósito judicial;
  • Garante que adiantamentos de pagamentos sejam devidamente aplicados a seus fins, conforme estabelecido em contrato;
  • Possibilita substituir retenções sobre as faturas de pagamento previstas no contrato principal;
  • Protege o segurado contra riscos de inadimplência;
  • Funciona também como garantia de recebimento de aluguéis e fianças locatícias;
  • Pode ser aplicado como garantia trabalhista e previdenciária ao segurado;
  • Custo mais acessível e processo menos burocrático que as fianças bancárias;
  • Evita imobilização de recursos e otimiza as linhas de créditos.

 

Em resumo, essas são algumas dicas e vantagens sobre o papel do Seguro Garantia como forma de manter a sustentabilidade de seu negócio, mesmo em tempos de uma crise econômica a nível global. 

Contratar este tipo de seguro vai muito além de uma proteção à saúde financeira de sua empresa, mas também é uma questão estratégica para a sobrevivência e competitividade de qualquer negócio no mercado.

Gostou? Então, aproveite para conferir também nossa próxima leitura e saiba quais os requisitos básicos para obter uma apólice de um Seguro Garantia em sua empresa. Boa leitura!

Deixe um comentário: