O Seguro Garantia sempre foi tido com uma proteção estratégica para a saúde financeira de qualquer negócio. No entanto, em tempos atuais, em que as incertezas e riscos se tornam ainda mais eminentes nos mercados, este tipo de seguro ganhou mais relevância entre diferentes setores e a tendência é que essa prática aumente.
Para entender melhor o que é, como funciona e qual o papel fundamental do Seguro Garantia na sustentabilidade de uma empresa nos dias atuais, nós preparamos um artigo com dicas, informações úteis e, claro, bons conselhos para o seu negócio.
Sendo assim, vamos direto ao assunto. Confira!
O que é Seguro Garantia e qual sua função prática?
O Seguro Garantia é uma modalidade de proteção empresarial, que tem por objetivo principal, garantir o fiel cumprimento das obrigações assumidas em um acordo comercial, como contratos e apólices de uma negociação.
Na prática, o Seguro Garantia é um produto substituto à tradicional – e burocrática – fiança bancária.
Em outras palavras, caso um fornecedor ou parceiro comercial descumpra, por inúmeros motivos, alguma cláusula previamente acordada, sua empresa garante o ressarcimento desse prejuízo com base legal.
Isso vale, por exemplo para quebras de contratos e até falência do prestador. O Seguro Garantia é aplicável também em investimentos de alto risco, como obras, manutenções, licitações, concessões públicas etc.
É a garantia legal e prática de qualquer contrato assumido pela sua empresa.
E qual o papel do Seguro Garantia para a sustentabilidade de um negócio?
Em um mercado altamente competitivo, somado aos riscos eminentes de uma crise global, reduzir custos e garantir a eficiência do negócio é questão estratégica de qualquer empresa.
E quando o assunto é garantia para licitações, contratos de construção, fornecimento de insumos e serviços, o Seguro Garantia se destaca com uma alternativa sólida, prática e extremamente eficaz.
Para se ter uma ideia mais ampla do papel estratégico do Seguro Garantia na sustentabilidade das empresas, destacamos a seguir algumas vantagens práticas desse tipo de proteção. Confira!
- Atesta a veracidade dos créditos tributários informados pelo tomador no DCA;
- Garante a execução de obras em edificações residenciais e comerciais;
- Garante o cumprimento de pagamentos e prazos estabelecidos em contrato;
- Substitui o depósito judicial;
- Garante que adiantamentos de pagamentos sejam devidamente aplicados a seus fins, conforme estabelecido em contrato;
- Possibilita substituir retenções sobre as faturas de pagamento previstas no contrato principal;
- Protege o segurado contra riscos de inadimplência;
- Funciona também como garantia de recebimento de aluguéis e fianças locatícias;
- Pode ser aplicado como garantia trabalhista e previdenciária ao segurado;
- Custo mais acessível e processo menos burocrático que as fianças bancárias;
- Evita imobilização de recursos e otimiza as linhas de créditos.
Em resumo, essas são algumas dicas e vantagens sobre o papel do Seguro Garantia como forma de manter a sustentabilidade de seu negócio, mesmo em tempos de uma crise econômica a nível global.
Contratar este tipo de seguro vai muito além de uma proteção à saúde financeira de sua empresa, mas também é uma questão estratégica para a sobrevivência e competitividade de qualquer negócio no mercado.
Gostou? Então, aproveite para conferir também nossa próxima leitura e saiba quais os requisitos básicos para obter uma apólice de um Seguro Garantia em sua empresa. Boa leitura!
Deixe um comentário: