CredRisk Seguros

Nova ventania sacode a economia brasileira

Estamos diante de uma nova crise que está afetando milhares de empresas no Brasil. Toda a experiência adquirida pelo empresariado brasileiro nas últimas crises não está sendo suficiente para superar este grave momento.

Logo no início da crise em março, imaginava-se que micro e pequenas empresas seriam as mais afetadas, o que realmente aconteceu: milhares de empresa já desapareceram e outras tantas ainda irão sucumbir. A tão esperada ajuda do governo ainda não chegou e talvez não chegue a tempo de socorrê-las.

Analisando a economia neste momento, podemos ver que sua recuperação será mais lenta do que o esperado, e levará muitas outras empresas à inadimplência e, posteriormente, muitas não conseguirão suportar. Acontece que agora estamos falando de empresas médias e grandes que não terão caixa suficiente para suportar uma retomada lenta.

Exatamente neste mês de junho, começamos a perceber um aumento da inadimplência que já está refletindo no aumento das recuperações judiciais.

A crise é tão forte que o secretário de política econômica do ministério da economia afirmou: “a aprovação de uma nova lei de falências é necessária, porque muitas empresas vão falir com a crise da covid-19”.

Neste momento, podemos afirmar que as empresas que contam com a proteção do seguro de crédito poderão passar ao largo da crise no tocante ao contas a receber, pois, em caso de inadimplências ou recuperação judicial, as seguradoras arcam com estas perdas.

Além da proteção ao contas a receber, as empresas podem contar com a seguradora para realizar as análises de crédito e, assim, vender com segurança neste momento de incerteza.

Por outro lado, empresas que ainda não possuem apólice de seguro de crédito estarão expostas ao risco de não receber dos clientes impactados pela crise e assim sofrerão com o comprometimento em seu fluxo de caixa e até a chance de não mais receber o recurso.

Para quem quiser conhecer o seguro de crédito ou obter maiores informações sobre esta ferramenta crucial aos dias de hoje, disponibilizo aqui o acesso para baixar o "Guia definitivo sobre Seguro de Crédito" e me coloco a disposição para conversar sobre, basta deixar seu contato no chat ou nos passar uma mensagem.

Que os bons ventos do seguro de crédito possam trazer certezas ao futuro de seus negócios!

Flávio Barros

Deixe um comentário: