Phillip Krinker

5 Razões para Investir em Seguro de Crédito à Exportação

27 de Dezembro de 2018 Phillip Krinker 0 Comentários

Apesar de estar completando 20 anos no mercado brasileiro, a ferramenta financeira e comercial de Seguro de Crédito à Exportação ainda é pouco conhecida e explorada pelas empresas.

Essa modalidade do Seguro de Crédito oferece proteção para as exportações feitas para clientes localizados no exterior. São diversos benefícios que adicionam um valor agregado ainda maior à operação das companhias que exportam e decidem por sua contratação.

Confira a seguir 5 razões pelas quais a sua empresa deveria investir no Seguro de Crédito à Exportação: 

1. Maximização de vendas a prazo com possibilidade de alavancagem

Além de contribuir para a expansão das vendas nos mercados já conhecidos e atendidos, o Seguro de Crédito à Exportação é um aliado importante para que a empresa consiga expandir sua atuação para mercados ainda não explorados. Com particularidades diferentes a depender de cada mercado, em cada região do globo, é difícil garantir condições seguras de vendas, ao mesmo tempo em que ganha competitividade. Neste sentido, o Seguro de Crédito pode lhe assegurar esta vantagem, na medida em que dispensa a exigência de carta de crédito e lhe permite operar oferecendo prazo aos clientes.

2. Análise e Monitoramento do seu cliente internacional

A análise de informações financeiras e restrições comerciais são complexas no exterior. Por isso, como as seguradoras de crédito são empresas multinacionais, com escritórios em dezenas de países e um banco de dados atualizado com milhões de empresas amparadas pela cobertura do seguro, elas possuem maior facilidade em analisar e monitorar constantemente o seu portfólio de compradores, podendo ajudá-lo a determinar o limite de crédito, assim como o momento de reduzir ou zerar a exposição.

3. Garantia de 90% da Invoice

Caso o cliente não cumpra com o pagamento e a seguradora não seja capaz de cobrar este débito em um curto espaço de tempo, a seguradora indeniza, em média, 90% do valor da fatura. Neste caso, a invoice é sub-rogada para a seguradora que continuará cobrando e caso tenha êxito no futuro, retornará a recuperação dos 10% faltantes para o segurado.

4. ACE e Proex

O seguro de crédito serve como lastro para operações financeiras de ACE e Proex. Desta forma, recebíveis cobertos pelo seguro podem ser cedidos para os bancos que liberam estas linhas incentivas. Em especial, o Banco do Brasil é o maior beneficiário por esta ferramenta por ser o responsável frente ao governo brasileiro pela liberação do Proex.

5. Cobertura para riscos políticos

Outra importante proteção oferecida pelo Seguro de Crédito à Exportação é a cobertura para Riscos Políticos. Situações extraordinárias (moratória, guerra, entre outros.) podem impedir o exportador de receber a transferência do pagamento, ainda que o importador tenha feito a liquidação em seu país. Portanto, o Seguro de Crédito à Exportação se torna um importante aliado para proteger as operações da companhia contra eventos extraordinários.

Como você pode ver o Seguro de Crédito pode ser uma ferramenta bastante vantajosa para a cobertura das vendas no exterior. Ainda está com dúvidas? Confira as respostas a algumas das perguntas mais frequentes em nosso e-book:

Deixe um comentário: