Em tempos de crise econômica, altos índices de inadimplência, juros elevados e baixo poder de compra, é fundamental que as empresas conheçam e implementem estratégias avançadas para a mitigação de riscos financeiros.
No entanto, fazer isso na prática requer conhecimento, mapeamento completo dos riscos e, claro, soluções eficazes que proporcionem estabilidade e segurança ao crédito de seu negócio.
E é justamente esse o tema de nosso post hoje! Portanto, continue até o final e descubra como mitigar seus riscos financeiros com estratégias certeiras e soluções viáveis.
Boa leitura!
Quais fatores podem causar riscos financeiros para uma empresa?
No atual cenário econômico, existem diferentes aspectos que devem ser levados em consideração e que podem trazer riscos financeiros ao seu negócio.
Logo, é recomendável que todos estes fatores sejam devidamente monitorados e analisados de forma estratégica pela gestão, com o intuito de evitá-los ou, ao mesmo, reduzir seus possíveis impactos.
Para exemplificar melhor, destacamos alguns destes riscos financeiros comuns:
-
Inadimplência de clientes – atrasos e falta de pagamentos por parte de alguns clientes podem comprometer a estabilidade financeira de seu negócio;
-
Pedidos de falência ou Recuperação Judicial – Casos recorrentes estão ocorrendo no país nos últimos anos e isso gera uma preocupação alarmante para casos de “calotes” e perdas de parceiras;
-
Juros altos – Com as taxas ainda elevadas, aumentam os riscos de financiamentos e gera uma lentidão na retomada econômica;
-
Baixo poder de compra - Isso também gera riscos financeiros ao seu negócio, tendo em vista que reduz as oportunidades de vendas.
Quais são as estratégias avançadas na gestão de riscos financeiros?
Apesar de todos estes fatores serem de conhecimento de muitos negócios, o fato é que a gestão de riscos financeiros ainda parece ser algo distante para alguns gestores.
E os motivos também são variados, como falta de conhecimento técnico, pouco tempo disponível para análises, ausência de ferramentas específicas e, por fim, o fato de achar que consultorias e produtos de proteção ao crédito são soluções inacessíveis.
Assim, para desmistificar tudo isso, separamos algumas das estratégias mais recomendadas e completamente viáveis em uma gestão de riscos financeiros. Confira:
-
Investir na análise avançada de riscos de crédito de toda a sua carteira;
-
Conceder limites de crédito de forma estratégica aos seus clientes;
-
Monitorar sua carteira 24h ao dia;
-
Acompanhar o cenário econômico atual;
-
Contratar soluções de proteção ao crédito e de impulsionamento do negócio.
Qual o papel do seguro de crédito na gestão de riscos financeiros?
O Seguro de Crédito é um seguro contra inadimplência sobre vendas a prazo. Ou seja, quando a sua empresa fecha um negócio parcelado com um cliente, que porventura deixa de cumprir com suas obrigações, a seguradora ressarce esse valor, garantindo assim que seu negócio não sofra prejuízos.
Mais do que uma apólice de proteção ao crédito empresarial, o seguro pode englobar serviços de gerenciamento de riscos em toda a sua carteira, auxiliando nas estratégias e tomadas de decisão dos gestores.
Por fim, o Seguro de Crédito possibilita uma previsão melhor dos riscos financeiros de sua empresa, uma análise mais ampla de sua carteira e ainda permite impulsionar as vendas sem maiores preocupações com a inadimplência.
Enfim, essas são algumas dicas sobre riscos financeiros e as melhores estratégias para mitigá-los na prática. E se você quer saber mais, convidamos a ler também nosso próximo artigo sobre como aprimorar o gerenciamento dos riscos de crédito.
Deixe um comentário: