CredRisk Seguros

Como Contratar e/ou Renovar o seu Seguro de Crédito

Que tal começar 2018 com tranquilidade e sem preocupações como, por exemplo, a falta de pagamento de seus clientes? Ainda em meio a uma atmosfera de recessão global, com restrição do crédito em todas as áreas, sua gestão é cada vez mais importante para o sucesso de uma empresa. O Seguro de Crédito ajuda a protegê-la contra a inadimplência de vendas a prazo e pode ser um grande aliado em seu crescimento!

Se você está interessado em proteger os recebíveis de sua empresa, conheça o passo a passo para contratar o Seguro de Crédito:

  1. Primeiro a corretora precisa entender profundamente o “business” do segurado para oferecer a solução adequada.
  2. Os profissionais da corretora precisam ter acesso a alguns números envolvendo o faturamento/vendas, procedimentos de crédito e cobrança, e histórico de inadimplência .
  3. A corretora escolhida deverá ser totalmente independente e livre para atuar com as seguradoras que apresentem o melhor custo-benefício e focar sempre nos melhores interesses do segurado.
  4. A corretora escolhida deverá ter uma produção de prêmios significativo na carteira de Seguro de Crédito para obter as melhores condições, taxas e alavancagem na hora de defender os interesses do Segurado em um eventual sinistro.
  5. A corretora escolhida deverá estar disponível para ajudar o Segurado no preenchimento do questionário que será a base para obter as cotações do mercado securitário brasileiro.
  6. A corretora escolhida deverá ter um bom acesso aos decisores das 9 seguradoras atuantes no mercado de Seguro de Crédito brasileiro. Eventualmente será necessário ter acesso aos mercados de resseguro e mercados internacionais de Seguro de Crédito.
  7. A corretora escolhida deverá conhecer profundamente as principais modalidades de Seguro de Crédito oferecidas no Brasil.
  8. A corretora escolhida deverá ter uma equipe com vários especialistas focados em Seguro de Crédito por setor industrial, conhecimentos em estruturações financeiras de bancos, mercados de capitais, especialistas em sinistros de Seguros de Crédito, consultores em crédito & cobrança, inclusive com a capacidade técnica para elaborar relatórios de crédito dos devedores e defender seus limites de crédito.
  9. A corretora escolhida deverá usar as melhores práticas, inclusive com ferramentas/metodologias desenvolvidas para facilitar a escolha do segurado pela melhor proposta (custo-benefício) oferecida pelos mercados. Ferramentas de “Bench Marketing” são fundamentais para facilitar a escolha da melhor proposta, bem como para atender a Governança Corporativa das organizações.

Sobre o funcionamento do Seguro de Crédito

- A apólice comum de Seguro de Crédito consegue cobrir as faturas durante o período de um ano;
- O prêmio costuma ser cobrado sobre os limites de crédito que foram previamente aprovados ou por um percentual do valor faturado;
- Nos casos de inadimplência os sinistros pagos chegam a 85% - 90% da sua perda e o prazo para o pagamento normalmente é de 30 dias. Para prejuízos que acontecerem por conta de riscos políticos ou mora prolongada os prazos podem ser maiores.

O grau de complexidade e o detalhamento deste tipo de seguro recomendam procurar a orientação de uma corretora. É ela quem poderá indicar a cobertura mais adequada. A CredRisk Seguros, como corretora independente, pode ajudar sua empresa a avaliar a melhor opção para minimizar o risco de crédito.

Deixe um comentário: