CredRisk Seguros

Como proceder com os problemas de inadimplência decorrentes da crise  econômica pós-pandemia

A economia brasileira teve os últimos anos marcados por altos índices de inadimplência, algo justificável pelas crises sequenciais que tivemos ao longo da última década. Para este ano, tudo apontava para um momento mais favorável para a economia brasileira, mas este cenário mudou ainda no primeiro trimestre, com o surto da COVID-19.

Com esta nova crise que se instaura no mercado em decorrência do coronavírus, já é esperado o aumento não só da frequência, como também do montante de valores inadimplentes. Isso significa que muitas empresas que superaram problemas como o impacto negativo no fluxo de caixa terão que trabalhar de forma árdua novamente para conter este cenário.

 

Tenho muitos clientes inadimplentes, e agora?

Antes de tudo, é importante que você tenha paciência com seus clientes, principalmente aqueles que são considerados os melhores compradores, ou que fecham negócio com sua empresa em uma frequência maior. Entenda que, assim como você, a empresa deles está sentindo na pele as consequências da pandemia e também enfrenta o problema da inadimplência em cascata no mercado.

Se possível ofereça negociações diretas com extensão dos prazos de pagamento, ou até mesmo prorrogação do vencimento de algumas parcelas com acréscimo de valor nas futuras. Desta forma, sua empresa não prejudicará a relação com o cliente e pode até mesmo estreitar laços, que levarão a novas e melhores oportunidades de negócio quando a situação se normalizar.

Caso não você encontrar um meio termo com o seu cliente inadimplente, você deve encaminhar o acompanhamento para o escritório de advocacia ou agência de cobrança designados pela empresa credora. Infelizmente, apesar de inevitável, essa medida é péssima para qualquer empresa que opere com negócios B2B, por isso é importante adotar estratégias que protejam o seu fluxo de caixa contra futuros casos de inadimplência.

 

O Seguro de Crédito é a melhor solução contra inadimplências futuras

As crises, em qualquer que seja o âmbito, são importantes para nos deixar lições. Seja para identificar o fator que provocou o seu início e remediá-lo antes que se torne incontrolável no futuro, ou até mesmo para rever conceitos e encontrar soluções para problemas corriqueiros que ganham um peso maior em momentos como este.

A experiência ruim com casos de inadimplência durante as últimas crises que tivemos no mercado desde 2008 fez com que muitas empresas concentrarem seus esforços para elaborar estratégias que buscam minimizar este risco inevitável. Uma das soluções mais eficazes entre elas, sem dúvida é adotar seguros de crédito.

O seguro de crédito é a ferramenta definitiva para proteger as empresas do risco de inadimplência com praticidade e eficiência. Isso porque, ao contratar um seguro de crédito, a empresa terá uma análise individual de risco de cada um dos seus clientes, que continuarão monitorados de forma constante para garantir a segurança em todas as transações de vendas.

Além disso, mesmo que o cliente não honre suas obrigações, ainda assim, o fluxo de caixa da sua empresa permanecerá protegido. Isso porque, em casos de inadimplência, sua empresa será indenizada e irá transferir todo o problema da falta de pagamento para a seguradora.

 

Conte com uma corretora especializada para ajudar sua empresa

A CredRisk Seguros é uma corretora especializada em seguros de crédito. Atuando desde 2007 no mercado nacional, oferecemos um programa completo de soluções em seguro de crédito entre outras alternativas para mitigação de risco.

Se você está buscando uma proteção de crédito para sua empresa ou reavaliando um programa já existente, poderemos lhe auxiliar nesta tarefa. Clique aqui para entrar em contato conosco e deixe-nos saber como poderemos te ajudar.

Deixe um comentário: