CredRisk Seguros

Conheça as vulnerabilidades financeiras das pequenas e médias empresas

No Brasil, 5 a cada 10 PMEs fecham as portas nos primeiros 3 anos de vida por conta de má gestão financeira. E boa parte desse número poderia ser evitada com medidas simples de proteção e de um monitoramento mais adequado de riscos e vulnerabilidades comuns na rotina das pequenas e médias empresas. 

E para comprovar isso na prática, preparamos este post com destaque para as principais atenções financeiras que toda PME deve considerar e, claro, com dicas práticas de como se proteger hoje de forma acessível e inteligente. 

As principais vulnerabilidades financeiras das PMEs 

De recursos mais limitados, a falta de conhecimento e investimento em estratégias de proteção. As vulnerabilidades financeiras são numerosas dentro do mercado das pequenas e médias empresas no Brasil. 

Confira algumas das mais comuns: 

Risco de dependência de um único cliente 

Muitas vezes, as PMEs têm apenas um cliente pilar que garante a sustentabilidade do negócio. Isso pode ser uma faca de dois gumes, pois, embora esse cliente possa representar uma fonte significativa de receita, também expõe a empresa a um risco considerável.  

 

Por exemplo, se esse cliente-chave enfrentar dificuldades financeiras ou "quebrar", a PME pode sofrer consequências graves e até perder toda a sua renda. 

 

Falta de especialistas em Gestão de Risco de Crédito 

Investir em gestão de risco pode parecer um tabu ainda para a realidade de pequenas e médias empresas, pois isso ainda pode soar como um custo elevado ou viável apenas para as grandes organizações. 

 

Puro engano! Afinal, há a possibilidade de terceirizar esse serviço e com planos voltados exclusivamente às necessidades de PMEs, o que torna a atividade acessível e com excelente custo-benefício. 

 

Descontrole dos pagamentos em atraso e liberação de crédito 

A falta de controle e de cobrança é também uma das principais vulnerabilidades financeiras de pequenas e médias empresas. 

 

Muitas PMEs têm dificuldade em manter o controle dos pagamentos em atraso e podem conceder crédito a clientes sem garantias adequadas, aumentando os riscos e até “calotes”. 

 

Falta de ferramentas de monitoramento 

São poucas as PMEs que fazem o devido monitoramento da carteira e uma análise detalhada de crédito dos novos clientes. A falta de tecnologia e ferramentas para analisar a saúde financeira de seus parceiros pode resultar em más decisões de crédito e aumentar o risco financeiro do negócio. 

 

Gestão de Riscos e Seguro de Crédito para PMEs: soluções ideais para eliminar as vulnerabilidades 

 

Até pouco tempo, o Seguro de Crédito era encarado como uma solução exclusiva de grandes organizações. Porém, hoje, esse cenário é totalmente diferente e, sim, já existem apólices voltadas unicamente para as PMEs. 

 

No Brasil, a CredRisk, em parceria com a AVLA, oferece planos específicos de proteção de crédito para pequenas e médias empresas, visando abranger as principais vulnerabilidades financeiras desse mercado. 

 

O Seguro de Crédito para PMEs é uma solução inovadora que oferece proteção contra insolvência em vendas a prazo. Na prática, esse tipo de apólice indeniza o negócio em caso de falência ou recuperação judicial do seu cliente.  

 

Mas muito além da proteção, a contratação da apólice inclui o gerenciamento de riscos de toda a sua carteira, 24h por dia e 365 dias por ano. 

 

O serviço é válido para qualquer negócio que fature até BRL 30.000.000 anual em vendas B2B para empresas privadas e não coligadas. 

 

Enfim, as vulnerabilidades financeiras são uma realidade para muitas PMEs, mas existem soluções inovadoras disponíveis para ajudá-las a gerenciar esses riscos. O Seguro de Crédito, junto a uma boa gestão de riscos, é uma ferramenta valiosa que pode proteger e garantir a estabilidade de pequenas e médias empresas hoje. 

 

E se você quer saber mais como implementar tudo isso na prática, confira os valores de nossos planos e proporcione mais segurança e conforto à saúde de seu negócio. 

 

Deixe um comentário: