CredRisk Seguros

Os riscos de crédito do setor de Software e TI no Brasil

Para que o setor de Software e de TI cresçam e se expandam ainda mais no Brasil, alguns investimentos são necessários no mercado, muitas vezes, com custos elevados e tecnologias que ainda não são desenvolvidas aqui. 

Em paralelo a isso, os riscos financeiros se elevam também com a necessidade de maior concessão de crédito a outras empresas e com possíveis inadimplências de parceiros no atual cenário econômico. 

Por isso, antes de investir, é fundamental contar com uma gestão estratégica de riscos e, claro, buscar soluções eficazes para proteger o seu fluxo de caixa com eficiência e estabilidade. 

Pensando justamente nisso, preparamos este post para destacar os principais riscos de crédito inerentes ao setor de Software e de TI hoje e algumas dicas e alternativas práticas para garantir a saúde do negócio.  

 

Quais são os principais Riscos de Crédito na área de Software e TI? 

Assim como qualquer outro setor, a área de Software e TI encara também desafios específicos no que se refere à gestão financeira eficiente de suas empresas. 

A seguir, destacamos alguns desses riscos comuns: 

Inadimplência 

Uma das principais preocupações no setor de TI se refere à inadimplência. Grandes empresas que produzem e até exportam soluções tecnológicas muitas vezes concedem crédito aos clientes para impulsionar as vendas.  

No entanto, a falta de controle sobre esses créditos pode resultar em atrasos e até mesmo “calotes”, que afetam significativamente a saúde financeira da empresa. 

Má gestão de riscos financeiros 

A má gestão de riscos financeiros é uma outra ameaça que as empresas de tecnologia enfrentam.  

Na prática, esse tipo de gerenciamento é essencial para evitar perdas financeiras decorrentes de inadimplência de clientes ou falhas na gestão do crédito. 

No entanto, ter um especialista capacitado dentro da empresa ou terceirizado, ainda é um desafio para muitas organizações, que geralmente alegam redução de custos ou mesmo não dão a devida importância a tal estratégia. Até o pior acontecer! 

Limitação de investimentos 

A limitação de investimentos, incluindo a dificuldade em conceder crédito no mercado, pode ser um grande obstáculo para as empresas de TI no Brasil hoje.  

A falta de recursos financeiros pode prejudicar o crescimento e a expansão do negócio e limitar demais o crédito no mercado também pode emperrar alguns negócios e diminuir as oportunidades de crescimento. 

Como um Seguro de Crédito Pode Proteger e Aumentar as Oportunidades no Setor de SOFTWARE E TI 

O Seguro de Crédito surge como uma solução vital para enfrentar os riscos de crédito no setor de Software e TI. 

Na prática, este tipo de apólice atua como uma proteção contra a inadimplência de vendas a prazo, proporcionando diversos benefícios que podem aumentar as oportunidades de negócios e garantir a estabilidade financeira das empresas do ramo. 

Como funciona um Seguro de Crédito para uma empresa de SOFTWARE E TI 

Como destacado, o Seguro de Crédito é uma proteção sólida contra o risco de inadimplência.  

Assim, ele indenizará a empresa segurada (credora) no caso de não receber os créditos concedidos a seus clientes devedores. Isso ajuda a manter o fluxo de caixa da empresa intacto, mesmo quando os clientes não cumprem suas obrigações financeiras. 

Mais do que proteção, uma oportunidade de crescimento no setor de SOFTWARE E TI 

Fora a questão da proteção contra a inadimplência de clientes, o Seguro de Crédito também possibilita diversos outros benefícios para empresas de Software e TI, bem como: 

  • Redução de provisões para devedores duvidosos 
  • Melhor gerenciamento de Risco de Crédito 
  • Abertura e expansão de novos mercados 
  • Acesso a financiamento 
  • Avaliação e recomendação do limite de crédito ideal 

Em resumo, o setor de Software e TI no Brasil enfrenta desafios significativos no que diz respeito aos riscos de crédito, o que requer investimentos, concessão de crédito no mercado e muito planejamento financeiro por parte dos gestores. 

Assim, investir em formas de proteção eficazes, como o Seguro de Crédito, e no gerenciamento adequado de seus riscos, é fator estratégico não apenas para a sua segurança, como também para a expansão e o sucesso de seu negócio. 

Para saber mais e fazer uma cotação de um Seguro de Crédito para a sua empresa de Software e TI, agende agora mesmo uma conversa com nossos especialistas! 

Deixe um comentário: