Abrir uma empresa no Brasil já é um processo complexo e custoso. Mantê-la em plena estabilidade nos primeiros anos, então, é praticamente um desafio! Afinal, os riscos de crédito são muito variados e requerem estratégias certeiras para mitigá-los, a fim de evitar que o negócio enfrente dificuldades ou mesmo quebre de forma precoce.
Pensando nisso, preparamos este mini guia sobre os principais desafios financeiros que toda empresa enfrenta, especialmente no atual cenário econômico, e claro, separamos algumas alternativas indispensáveis para evitar ou minimizar tais riscos.
Sendo assim, sem grandes delongas, vamos direto ao ponto! Boa leitura!
Quais são os principais desafios financeiros que as empresas enfrentam hoje?
Evidentemente, cada setor e cada tipo de negócio tem suas especificidades próprias! No entanto, de uma maneira geral, alguns desafios financeiros são “velhos conhecidos”, independentemente da área de atuação.
Por exemplo, em tempos de endividamento recorde da população e das empresas, a inadimplência tem se tornado uma verdadeira dor de cabeça para gestores de todos os setores imagináveis.
Além disso, fatores como alta dos juros, baixo crescimento econômico do país e o desemprego, aumentam ainda mais os riscos de crédito no mercado e demandam cada vez mais estratégias e proteções específicas.
Como proteger sua empresa dos riscos de crédito: 3 estratégias eficazes!
Antes de tudo, é fundamental reforçar a ideia de que cada negócio e cada mercado é único! Logo, saber identificar os principais riscos de crédito de acordo com a área de atuação de sua empresa é um passo essencial para a implementação de estratégias eficazes.
Assim, sugerimos 3 ações consideradas fundamentais nesse processo:
1. Investir numa gestão de riscos de crédito
Visto o que acabamos de destacar acima, a implementação de uma gestão de riscos de crédito vai permitir que a sua empresa “enxergue” mais amplamente suas reais necessidades, os perigos e desafios de seu mercado.
E hoje, com a dinâmica do cenário econômico, é fundamental contar com a visão de especialistas em toda a sua carteira de clientes e no mercado como um todo.
2. Monitorar continuamente a sua carteira de clientes
Aproveitando o gancho anterior, uma gestão de riscos de crédito precisa ter o monitoramento contínuo de toda a sua carteira de clientes, especialmente se o seu negócio for uma PME.
Afinal, basta imaginar o impacto causado, caso um ou mais de seus principais clientes “quebre” amanhã ou deixe de cumprir com suas obrigações financeiras.
Por isso, antes que o pior ocorra, a gestão eficiente permite prever tais riscos e tomar ações mais assertivas e antecipadas.
3. Implementar um Seguro de Crédito
Por fim, o Seguro de Crédito surge como uma solução indispensável para a proteção contra riscos financeiros nos dias atuais.
Não é à toa que esta modalidade tem crescido ao redor do mundo e é considerada uma das maneiras mais eficazes e inteligentes de mitigar possíveis prejuízos, principalmente por conta de “calotes” ou inadimplência dos clientes.
Basicamente, a apólice assegura que a sua empresa receba os valores de vendas a prazo, caso seus parceiros comerciais deixem de pagar suas faturas.
Enfim, essas são algumas dicas básicas para encarar os principais desafios financeiros do mercado hoje e as estratégias mais essenciais de proteção contra riscos de crédito.
E se você quer saber mais e poder contar com soluções completas para seus riscos financeiros, convidamos a conhecer melhor os produtos da CredRisk. Agende uma apresentação com nossos especialistas!
Deixe um comentário: