Só em 2023, mais de 2 milhões de PMEs fecharam as portas e, entre os principais motivos dessa crise, podemos destacar a falta de investimentos em gestão de riscos de crédito e em estratégias de proteção financeira por parte dessas empresas.
Afinal, muitos gestores ainda desconhecem soluções como o Seguro de Crédito para PMEs ou acreditam que este tipo de apólice é voltado unicamente para grandes corporações.
E para provar o contrário, preparamos este miniguia para mostrar os benefícios de investir neste tipo de proteção hoje em dia e, claro, mostrar como é feita a indenização em caso de sinistro.
Boa leitura!
Afinal, o que é um Seguro de Crédito para PMEs?
Como o próprio nome já sugere, o Seguro de Crédito para PMEs é um tipo de proteção ao crédito de pequenas e médias empresas.
Na prática, essa apólice visa indenizar PMEs de possíveis insolvências com seus clientes em casos específicos de falência ou recuperação judicial de seus clientes e também cobre a inadimplência comum, conhecida no Seguro de Crédito tradicional como mora prolongada.
Em outras palavras, a pequena e média empresa, fornece produtos e serviços a um determinado cliente, que porventura abra um pedido de falência, entre em RJ, ou simplesmente não consiga mais cumprir com o prazos de pagamento, a seguradora indenizará a sua empresa, evitando maiores riscos financeiros e possibilitando uma recuperação mais sustentável e com tempo adequado para buscar novas parcerias.
E como é feita a indenização no seguro de crédito para PME?
Ao contratar o seguro de crédito para a sua PME, toda a sua carteira de clientes passa a ser coberta pela apólice.
Assim, supondo que um determinado parceiro comercial deixe de cumprir com as suas obrigações em relação às vendas a prazo de sua empresa por mora prolongada, consequência da falência ou pedido de recuperação judicial, o seguro de crédito poderá ser acionado.
Ou seja, se o seu cliente "quebra" e, consequentemente, deixa de arcar com as dívidas de seus fornecedores, ou simplesmente atrasa os pagamentos além do prazo estabelecido, o seguro de crédito PME ressarcirá parte dos valores devidos.
Na prática, a seguradora tem 90 dias para indenizar a PME em 90% do valor não pago nesses casos.
Em relação ao procedimento para solicitar a indenização do seguro de crédito, a PME deve comunicar o caso de falência, recuperação judicial ou mora prolongada de seu cliente à corretora e abrir um sinistro com os devidos comprovantes (Instrumento de protesto, nota fiscal e comprovante de entrega).
Em resumo, esses são os pontos essenciais sobre como funciona a indenização do seguro de crédito para PMEs e a importância desse tipo de proteção para pequenos e médios negócios, em especial no atual cenário econômico.
A CredRisk é pioneira nesse tipo de apólice no Brasil e disponibiliza planos flexíveis para PMEs que buscam se proteger, oferecendo soluções de Seguros de Crédito e de Gestão de Riscos para esse mercado.
Acesse nosso site e se informe melhor com nossos especialistas.
Deixe um comentário: