Você sabia que boa parte das pequenas e médias empresas no Brasil não sobrevivem mais do que 5 anos após a sua abertura? Dados recentes da RFB reforçam essa tendência negativa no cenário econômico brasileiro e reacende a importância de uma maior conscientização sobre o uso de estratégias financeiras para PMEs.
Afinal, muitos empreendedores iniciam seus negócios sem qualquer tipo de análise de risco e, o pior, sem nenhuma ferramenta de proteção ao crédito. E o resultado é esse que acabamos de destacar acima.
Por isso, preparamos uma pequena lista de ações essenciais que toda PME deve levar em consideração para garantir mais estabilidade e segurança ao seu fluxo de caixa.
Boa leitura!
Implementação de critérios de análise de riscos
Qualquer mercado hoje demanda uma análise de riscos mais criteriosa. Afinal, estamos diante de um cenário econômico extremamente dinâmico, complexo e repleto de fatores que podem afetar a saúde financeira de seu negócio.
Imagine, por exemplo, você conquistar uma parceria comercial com uma grande companhia e, em pouco tempo, ela anunciar uma recuperação judicial, como tem ocorrido com frequência nos últimos anos.
Logo, é fundamental se preparar para esta possibilidade e, claro, monitorar alguns fatores de risco de suas negociações, como:
-
Histórico financeiro;
-
Inadimplência;
-
Concessão de crédito;
-
Comportamento do mercado;
-
Riscos econômicos e políticos.
Diversificação de parcerias e mercados
Um outro ponto interessante a ser considerado entre as melhores estratégias financeiras para PMEs é a possibilidade de expansão de novos mercados e parcerias.
Afinal, quanto mais ampla e diversa for a sua atuação, mais recursos o seu negócio terá em casos de riscos e instabilidades financeiras.
Por exemplo, se um de seus clientes principais falir, há outras parcerias que podem “segurar” a situação até que você tome as ações necessárias e busque novas negociações para se recuperar.
Investimento em um Seguro de Crédito PME
Nossa terceira dica pode ser considerada como algo indispensável nos dias de hoje para uma PME, porém ainda desconhecida por alguns gestores. Resumidamente, este tipo de apólice contribui para resolver os dois temas que acabamos de relatar nos tópicos acima.
Afinal, o Seguro de Crédito para PMEs é uma ferramenta de proteção exclusiva para pequenas e médias empresas contra insolvências e riscos financeiros diversos, como inadimplência em vendas a prazo, falência ou recuperação judicial de seus parceiros.
Em outras palavras, se seu cliente “quebra” ou deixe de arcar com os compromissos financeiros, seu negócio é ressarcido pela seguradora. Mas muito além dessa proteção ao crédito, o seguro ainda aumenta as oportunidades de expansão e diversificação de mercados para a PME.
Enfim, essas são algumas das estratégias financeiras essenciais para as PMEs, principalmente considerando os fatores de riscos atuais que cerceiam o mercado dessas empresas e dificultam a estabilidade e, mais grave ainda, podem contribuir para o fechamento das portas do negócio.
A CredRisk Seguros, empresa do grupo MDS, é pioneira no assunto no mercado nacional e uma das principais referências em Seguro de Crédito para PMEs, oferecendo soluções completas, viáveis e extremamente eficientes. Além disso, na contratação da apólice, a corretora oferece um serviço exclusivo de gerenciamento de riscos de crédito para o seu negócio.
Acesse agora mesmo o nosso site e confira nossos planos!
Deixe um comentário: