CredRisk Seguros

Inadimplência em Cascata - O que sua empresa pode fazer?

7 de Abril de 2020 CredRisk Seguros 0 Comentários

A crise do COVID-19 já vitimou milhares de pessoas no mundo, e seu impacto na economia tende a ser tão catastrófico quanto o número de mortes até o momento. Contando apenas os 15 dias iniciais de isolamento que tivemos até então, muitos empreendedores já quebram a cabeça para resolver como se virar para fechar as contas sem o fluxo de caixa que tinham anteriormente, seja para pagar funcionários ou até mesmo honrar compromissos, induzindo à inadimplência em cascata.

Se você ainda não está acostumado com este termo, vamos explicar de maneira bem prática, com a própria crise do coronavírus com plano de fundo. Com o isolamento, os consumidores tendem a comprar menos de algumas empresas, principalmente aquelas que oferecem produtos ou serviços que não são considerados como “essenciais” para a sociedade.

Consequentemente, essas empresas deixarão de vender mais e terão dificuldades para cumprir suas obrigações com funcionários e até mesmo outras empresas que estejam envolvidas em seu processo de produção (como terceirizadas, transportadoras etc.). Isso, por sua vez, afetará essas empresas terceiras em um verdadeiro “efeito dominó”, impactando cada uma delas com consequências negativas.

Claro que existem certos tipos de atividade que se beneficiam com a situação atual, ou simplesmente transformam a crise em oportunidade da maneira em que podem. Contudo, a inadimplência em cascata afetará, direta ou indiretamente, todas as empresas no mercado nacional e internacional, e algumas sentirão os impactos da crise de uma forma muito mais severa do que outras.

Como sua empresa pode lidar com a inadimplência de clientes

A situação que vivemos atualmente é algo excepcional e, exatamente por isso, temos que ter exímio cuidado para não tomar atitudes drásticas. Afinal de contas, você deve encarar o seu cliente como parceiro de negócios e uma ação negativa pode acarretar em uma conta a menos para a sua instituição.

Por isso, a primeira dica que damos é que você tenha uma comunicação efetiva antes do vencimento da conta, principalmente se sua empresa costuma vender a prazo ou parcelado com o seu cliente.

Ofereça renegociação de valores com prazos mais longos ou, dependendo da situação, proponha o pagamento a vista com alguma bonificação, como redução de valores por exemplo. Tente entender a real situação do seu cliente, afinal de contas ele também é uma empresa e, assim como sua empresa, ele também teve o fluxo de caixa prejudicado pela crise.

O seguro de crédito é sempre a melhor opção para momentos como de crise

O seguro de crédito nada mais é do que uma proteção contra a inadimplência de vendas a prazo, que indeniza o credor que não receber os créditos concedidos a seus clientes. Ou seja, se algum de seus devedores deixarem de cumprir com suas obrigações, você terá uma proteção extra para o fluxo de caixa da sua empresa.

Devemos destacar que uma das maiores causas para que empresas entrem em recuperação judicial ou falência é justamente quando um ou mais cliente importantes deixam de honrar com seus pagamentos à empresa. Algo que pode tornar-se corriqueiro após a crise do COVID-19 e as que chegarão em decorrência dela.

Sua empresa merece o melhor seguro de crédito de acordo com suas necessidades

Se sua empresa já possui um seguro de crédito vigente, é importante que você se atente a detalhes como o valor desembolsado por ele e a indenização paga em caso de inadimplência do cliente. Nem sempre a apólice mais cara é a mais recomendada para as atividades do seu negócio, da mesma forma que uma apólice com premiação baixa pode ser tão arriscado quanto não ter um seguro de crédito.

A CredRisk Seguros tem como missão oferecer o melhor programa de seguro de crédito disponível no mercado nacional e internacional. Contamos com parcerias com as maiores seguradoras do mercado mundial e oferecemos soluções exclusivas para proteger a sua empresa dos mais variados riscos oriundos de inadimplência.

Conheça mais sobre as nossas soluções em seguros de crédito e outros serviços para proteger ainda mais o futuro da sua empresa

Deixe um comentário: