CredRisk Seguros

Recordes de pedidos de recuperação judicial. Com o seguro de crédito, quem espera anos para receber é a seguradora

Em momentos de crise econômica, uma coisa é fato: o número de empresas que entram com pedidos de recuperação judicial irá aumentar. Nos últimos cinco anos, o Brasil já vinha batendo recordes nos números de empresas que entraram em recuperação judicial.

Mesmo com o início de um movimento de melhoria dos investimentos e, consequentemente, da saúde financeira de muitas empresas, ainda havia uma enorme dificuldade para se encontrar soluções definitivas que de fato resolvam os problemas de dívidas de empresas em recuperação judicial, algo que acarretava sucessivas rodadas de negociação e postergação dos prazos de pagamento. Com a crise instaurada pelo COVID-19, em que a economia ainda sente os primeiros de muitos impactos negativos, este cenário tende a piorar.

Somente quem já teve um cliente que entrou em recuperação judicial sabe o quão sofrido é para receber os créditos – sendo que receber em um prazo próximo ao estipulado nesses casos, não é sequer cogitado. Existem casos de empresas que demoram anos, ou mesmo décadas, para saldar todas as suas dívidas pendentes no mercado, sem mencionar os gigantescos deságios, que chegam 50% da dívida.

Isso significa que é bem provável que o fluxo de caixa da sua empresa, cedo ou tarde, será impactado por um cliente inadimplente. E a certeza que este cliente quitará os seus débitos é tão imprevisível quanto o próprio futuro do mercado pós-pandemia.

 

O seguro de crédito é a melhor solução para afastar o fantasma das crises que estão por vir

Em momentos de crise, apenas as empresas mais preparadas conseguem consolidar-se e até mesmo aproveitar as oportunidades para crescer no mercado. O grande problema, principalmente no cenário nacional, é que temos poucas empresas preparadas para suportar a crise do COVID-19 e as próximas que chegarão em decorrência dela.

Mesmo que a sua empresa esteja preparada, isso não significa que ela sairá ilesa neste momento, principalmente por causa dos impactos ocasionados pelos seus clientes e terceiros. Então, qual a melhor alternativa para contornar esta situação?

Sabemos que vendas a prazos representam riscos, e a melhor maneira de minimizá-los é com um seguro de crédito. Para quem ainda não conhece, o seguro de crédito é uma proteção extra que sua empresa terá para assegurar o futuro dela no mercado, que funciona da seguinte maneira: quando o cliente deixa de cumprir com suas obrigações e torna-se inadimplente, a seguradora paga uma indenização para proteger o fluxo de caixa da sua empresa.

Como falamos no título deste artigo, com o seguro de crédito, quem espera anos para receber é a seguradora. Vamos explicar: se um cliente seu entrar com pedido de recuperação judicial, e sua empresa tiver uma apólice de seguro de crédito, a seguradora indenizará você pelo valor que deixou de receber.

Além disso, a contratação de uma apólice de seguro de crédito pode trazer outros benefícios, até mesmo em níveis profissionais. Um exemplo disto é que o seguro de crédito aprimora o seu gerenciamento do risco de crédito, em especial em tempos de crise, sendo, inclusive, uma boa prática de governança corporativa.

 

Como escolher o seguro de crédito ideal para a sua empresa

Para quem é de fora deste mercado, ou simplesmente não possui experiências anteriores, pode ser relativamente difícil escolher o melhor seguro de crédito para a sua empresa. É preciso analisar diversos fatores que incluem desde os riscos da sua atividade, custos, valores de indenização, prazos indenizatórios em casos de sinistro etc.

Mas você não precisa se preocupar. A CredRisk Seguros é referência em seguros de crédito do Brasil. Tendo como missão alcançar o melhor programa de seguros do mercado nacional e internacional, contamos com parcerias com as maiores seguradoras do mundo para oferecer soluções exclusivas, que atendam com excelência a todas as suas necessidades. Clique aqui para conhecer mais sobre o nosso programa de seguros de crédito e conte com quem tem know-how para te ajudar a espantar as crises financeiras que estão por vir.

Deixe um comentário: