CredRisk Seguros

Os impactos da escalada da inadimplência no seu negócio

Em um cenário econômico desafiador como o atual, os impactos da escalada da inadimplência tem sido uma preocupação crescente para diversas empresas.  

Afinal, esse índice tem aumentado e batido recordes consecutivos no país, gerando uma onda de atrasos e falta de pagamentos que podem ser drásticos à saúde financeira de qualquer tipo de negócio. 

Por outro lado, começa a expansão de novas soluções e estratégias de proteção de crédito que surgem no mercado atualmente, com seguros específicos e assessorias mais especializadas. 

E para entender melhor tudo isso, preparamos este post com dicas e informações úteis sobre os impactos da inadimplência na saúde financeira das empresas no Brasil e, claro, como prevenir esses riscos na prática. 

 

Inadimplência no Brasil bate novos recordes 

No final de 2021, o endividamento das empresas brasileiras atingiu um patamar recorde de 57,9%. Setores como Comércio e Serviços foram particularmente afetados, registrando expansões significativas de mais de 10 pontos percentuais em relação ao ano anterior.  

A inadimplência no Brasil afeta todas as camadas da sociedade e tem consequências significativas para a economia, impactando diretamente o desempenho financeiro das empresas.  

 

O impacto da inadimplência nas empresas brasileiras 

A inadimplência causa sérios impactos nas empresas. O não pagamento de dívidas por parte dos clientes pode levar a diversas consequências para as operações e a competitividade das empresas, bem como: 

Redução do fluxo de caixa e custos operacionais 

A falta de pagamento afeta diretamente a receita do negócio, resultando em atrasos a fornecedores e funcionários, por exemplo. 

Além disso, os custos operacionais aumentam, uma vez que a recuperação de valores não pagos exige tempo e recursos adicionais, seja através de cobranças ou processos judiciais. 

Prejuízos ao planejamento financeiro e credibilidade 

A alta inadimplência torna difícil prever o fluxo de caixa e planejar investimentos e projetos futuros. Isso pode reduzir a capacidade de inovação e competitividade da empresa. 

 

As alternativas de proteção financeira para sua empresa 

Diante da crescente inadimplência no Brasil, é imperativo que as empresas adotem medidas responsáveis para garantir sua saúde financeira de seus negócios.  

Políticas eficientes de gestão de crédito e cobrança, aliadas a um planejamento financeiro sólido, são essenciais para enfrentar esse desafio. 

Além desse tipo de consultoria, há também diferentes modelos de proteção, como é o caso do Seguro de Crédito. Na prática, ele oferece uma série de vantagens em momentos de crise, como maior estabilidade do fluxo de caixa, garantias de recebimento de valores de vendas a prazo e aumento da capacidade de vendas para parceiros duvidosos. 

Enfim, essas são algumas saídas inteligentes e viáveis que existem hoje no mercado e que permitem vender com mais segurança em tempos de recordes nas taxas de inadimplência e outros riscos financeiros. 

E se você quer saber mais detalhes e contar com um suporte profissional para proteger o seu negócio desses riscos, não hesite em conversar com nossos especialistas e conheça de perto as soluções da CredRisk Seguros. 

Deixe um comentário: