CredRisk Seguros

Saiba como agir em caso de insolvência empresarial e pagamentos em atraso

A inadimplência é um problema presente em qualquer tipo de negócio e momentos de crise como os atuais acarretam a dificuldade de resolução dos casos e aumentam ainda mais os riscos financeiros. 

Por isso, hoje vamos discutir o tema crítico da insolvência empresarial e dos pagamentos em atraso, e quais as melhores medidas para evitar esse tipo de transtorno e, principalmente, como eliminar os riscos de crédito oriundos dele. 

 

Pagamentos em atraso: uma situação delicada para toda empresa 

 

Em tempos de crise, atrasos nos pagamentos são cada vez mais comuns e esse montante final pode desestabilizar qualquer tipo de negócio, inclusive, o levando a fechar as portas! 

Essa situação pode ocorrer por diversas razões, como condições de mercado desfavoráveis, problemas de administração interna, pedidos de recuperação judicial, retenção de pagamento pelo cliente devido a disputas ou até mesmo como resultado do não pagamento de suas próprias faturas por parte do cliente. 

É importante ressaltar que um pagamento pode ser considerado em atraso imediatamente após a data de vencimento. Quanto mais tempo uma fatura permanecer em aberto, maior se tornará a dívida não paga. Portanto, é crucial agir prontamente para evitar agravar a situação. 

 

As consequências e riscos dos pagamentos em atraso para as empresas 

 

Independentemente da causa, a inadimplência de dívidas comerciais pode resultar em dívidas incobráveis, levando a perdas temporárias ou permanentes de caixa.  

Isso não afeta apenas suas projeções financeiras, mas também todo o seu ecossistema comercial. Além disso, os pagamentos em atraso têm custos próprios, como gastos com cobrança ou mesmo a necessidade de buscar empréstimos ou utilizar outros recursos para cobrir o déficit de receita. 

 

As medidas de prevenção e resolução do problema 

Evidentemente que não há “receitas prontas” para resolver a inadimplência de clientes de uma empresa, mas por outro lado, há inúmeras medidas eficazes que podem contribuir para prevenir tais riscos ou mesmo para eliminar as consequências e danos financeiros causados pelo problema. 

Para isso, compartilhamos algumas sugestões a seguir: 

 

Estabeleça condições de pagamento claras 

Definir as condições de pagamento de suas faturas com antecedência é essencial para evitar surpresas desagradáveis.  

Em setores onde os prazos de pagamento são longos, é necessário ser organizado e considerar oferecer descontos em troca de pagamentos mais rápidos, desde que isso seja sustentável para sua margem de lucro. 

 

Agilize o processo de cobrança 

As práticas de faturamento podem variar amplamente entre setores e países. Investir em faturamento eletrônico e ferramentas de pagamento pode acelerar o processo de pagamento e reduzir erros de faturamento que contribuem para ciclos de pagamento prolongados. 

 

Comunique-se de forma eficiente 

Não hesite em cobrar pagamentos em atraso, mas também seja sensível ao relacionamento com o cliente.  

Para grandes empresas, uma fatura pode ser facilmente esquecida na burocracia, então entre em contato com seus contatos principais para resolver a situação antes de tomar medidas mais rigorosas. 

 

Invista em um Seguro de Crédito 

Para proteger sua empresa contra o risco de inadimplência, considere investir em um seguro de crédito, tendo em vista que essa estratégia ajuda a equilibrar a proteção contra pagamentos em atraso e o crescimento dos negócios.  

 

Na prática, este tipo de seguro cobre o contas a receber da sua empresa contra riscos comerciais imprevistos, fornecendo uma rede de segurança financeira à empresa. 

Em outras palavras, se houver atraso nos pagamentos de seu cliente e uma insolvência do problema, o seguro de crédito garante que os valores daquelas vendas sejam pagos. O seguro de crédito garante que a sua empresa receba até 90% dos valores de suas vendas em atraso. 

Enfim, a gestão eficaz de pagamentos em atraso e a prevenção da insolvência empresarial exigem conhecimento, ferramentas adequadas e ações proativas do gestor. Por isso, investir em consultorias especializadas de gestão de riscos e apostar nas principais alternativas de proteção ao crédito podem ser a saída ideal para a segurança financeira de seu negócio nesses tempos, 

E para tudo isso, a CredRisk conta com as soluções completas e acessíveis para a sua empresa. Converse com um especialista e faça já a sua cotação

Deixe um comentário: