CredRisk Seguros

3 dicas para o planejamento financeiro anual de empresas

Um novo período começando e nada mais coerente do que organizar e definir um planejamento financeiro anual para a sua empresa em 2022, destacando alguns pontos e fatores mais essenciais dessa prática.

Afinal, como bem sabemos, ainda que o seu negócio possa ter se saído bem, os últimos anos foram de muitas incertezas e riscos para a economia e, ao que tudo indica, a previsão ainda é de turbulências para o próximo período.

Por isso, hoje trouxemos 3 dicas fundamentais sobre planejamento financeiro anual e por que toda empresa deveria levá-los em consideração nesse momento.

Vamos conferir?

  1. Baseie-se em tendências e expectativas

Hoje, para fazer o planejamento financeiro atual da sua empresa deve-se considerar diversos outros fatores, além dos históricos passados e das previsões estipuladas inicialmente.

Afinal, como todos vivenciaram nos últimos tempos, a atual pandemia impactou significativamente diversos setores da economia e, inevitavelmente, isso forçou mudanças de planos e resultados de inúmeras empresas ao redor do mundo.

Por isso, o planejamento financeiro atual precisa levar em consideração essas transformações, revisar previsões e expectativas, avaliar mudanças e tendências do mercado etc.

  1. Dê maior atenção aos riscos possíveis

Aproveitando o gancho do tópico acima, tais mudanças oriundas da pandemia trouxeram riscos diversos a várias áreas da economia e, portanto, isso deve ser considerado também em seu novo planejamento financeiro atual.

Como dica prática para isso, recomenda-se investir e implementar um plano de gestão de riscos, que possibilite avaliar detalhadamente o seu mercado, a atual situação de sua organização e, claro, considerar todos aqueles fatores que, por ventura, venham trazer algum risco ou impacto para o seu negócio diante esse cenário turbulento.

  1. Aposte em seguros e garantias para a saúde financeira

Em tempos de crise, é muito importante considerar riscos no mercado como um todo e não apenas dentro de seu negócio. Por exemplo, é possível que a sua empresa tenha se beneficiado com o atual momento de pandemia em algum aspecto, porém, seus clientes e fornecedores estão passando por certas dificuldades.

Ou seja, indiretamente isso pode respingar em você e, consequentemente, começar a gerar riscos para o seu negócio também, tais como: inadimplência, atrasos de pagamentos, redução de pedidos etc.

Logo, investir em alternativas que agreguem mais segurança e garantias à sua saúde financeira é também uma estratégia fundamental para o seu planejamento anual. E exemplo dessa solução é o Seguro de Crédito.

Em resumo, essas são algumas dicas essenciais para você definir e implementar o planejamento financeiro anual de sua empresa e levar em consideração fatores indispensáveis nesse momento de incertezas.

E se você gostou das dicas e quer saber mais detalhes sobre como se planejar na prática, nós temos um whitepaper Gestão do Risco de Crédito - Tendências para 2022, com diversas tendências expectativas para o próximo ano. Baixe agora e aproveite a leitura!

 

Deixe um comentário: