CredRisk Seguros

Gestão do risco de crédito: o que é e por que investir em sua empresa?

Em tempos de crise e de inúmeras incertezas econômicas, diversas empresas têm enfrentado cenários turbulentos nos últimos anos, quando não fecham suas portas por completo no mercado.

E indiscutivelmente, a única saída estratégica para isso é por meio de um bom planejamento e de ações assertivas dos gestores e suas empresas ao que chamamos de Gestão do Risco de Crédito.

 

 

Se o seu negócio reconhece os riscos e acredita ser a hora exata de rever os planos e alinhar as alternativas disponíveis para superar os desafios, então confira essa leitura até o final.

Vamos lá!

Afinal, o que é gestão do risco de crédito para empresas?

Qualquer empresa em plena atividade, independentemente da área de atuação ou tamanho, está sujeita a riscos de diferentes fontes. No entanto, em geral e em tempos normais, isso se torna muito mais fácil de controlar e até mesmo de prever.

Porém, em tempos atuais, em plena maior pandemia de todos os tempos e de crises econômicas a nível global, esses riscos passam a ser quase que imprevisíveis e incontroláveis, requerendo assim ações e estratégias certeiras e assertivas das empresas.

Além disso, em cenários como o atual, é preciso levar em consideração o risco de créditos de parceiros diretos de seu mercado. Em outras palavras, seus clientes, fornecedores, compradores etc.

E qual o papel de uma gestão estratégica de riscos de crédito?

Podemos definir a gestão estratégica de riscos de crédito como uma reformulação completa de sua gestão e de suas ações, no intuito de enfrentar possíveis problemas com o cenário turbulento e, inclusive, buscar alternativas de sustentabilidade econômica ou mesmo de crescimento em tempos de crise.

Dessa forma, todo esse planejamento estratégico demanda um mapeamento completo de seu mercado, da atual situação financeira do seu negócio e dos riscos e oportunidades mais evidentes ao seu redor.

E como adotar uma gestão estratégica de riscos de crédito?

Hoje, esse tipo de solução já pode ser terceirizado no mercado e, inclusive, essa prática agrega ainda mais vantagens e benefícios do que ações e planejamentos próprios e internos.

Isso porque, por meio de consultorias especializadas, a sua empresa passa a ter o suporte de especialistas nesse modelo de gestão, além de agregar uma visão externa, sem vícios e mais aberta a mudanças.

Dessa forma, investir em uma gestão de riscos de crédito para a sua empresa, permite agregar:

  • Mais agilidade e equilíbrio da tomada de decisão de crédito;
  • Desenvolvimento de equipe com competências mais técnicas e estratégicas;
  • Melhorias na comunicação entre a área de crédito e os clientes internos e externos;
  • Disponibilização de ferramentas de proteção do risco de crédito e recuperação de créditos vencidos a custos competitivos;
  • Consultoria e suporte estratégico para a sua gestão.

Em resumo, essas são algumas dicas e informações úteis sobre a importância de uma gestão de riscos de crédito e porque tal estratégia tem sido fundamental nesse momento de pandemia e de incertezas econômicas.

E se você quer saber mais detalhes sobre isso, com base em dados e tendências previstas para 2022, não deixe de conferir o nosso whitepaper sobre Gestão do Risco de Crédito - Tendências para 2022 e planeje-se melhor para o próximo ano. 

 

Deixe um comentário: