CredRisk Seguros

Confira nossa participação no IBEF-RJ!

12 de Novembro de 2021 CredRisk Seguros 0 Comentários

No último dia 28 de outubro, o IBEF-Rio (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças) transmitiu uma palestra online, que abordou justamente os principais benefícios do Seguro de Crédito nesse atual cenário de pandemia e como tal solução tem sido uma alternativa recorrente entre os mais variados segmentos como forma de assegurar a saúde financeira das empresas.

E, apesar do curto tempo do evento, o conteúdo foi abordado com o máximo de detalhes e destacou pontos essenciais sobre o tema, contando com participações de peso de grandes especialistas desse mercado, entre eles Phillip Krinker, Diretor Presidente e Sócio Fundador da CredRisk Seguros.

Vamos conferir um pouco sobre o que foi debatido no evento? Boa leitura.

Afinal, o que é o Seguro de Crédito?

Conforme bem destacou Krinker durante o talk, o Seguro de Crédito é uma proteção contra a inadimplência de vendas a prazo. Ou seja, este seguro visa indenizar o negócio os valores – ou parte deles -, caso os clientes atrasem ou deixem de pagar suas parcelas devidamente dentro do período acordado.

E isso vale tanto para o mercado interno, como para operações financiadas de exportação.

Quais os riscos cobertos e excluídos no Seguro de Crédito?

Aqui, Phillip Krinker também ressaltou as principais coberturas garantidas pelo Seguro de Crédito, como também atentou para os riscos excluídos desse tipo de apólice, tais como:

  • Riscos cobertos: Falência, recuperação judicial, mora simples, não pagamento ao exportador etc.
  • Riscos excluídos: Vendas para órgãos governamentais, pessoas físicas, perdas decorrentes de dolo, fraude ou omissão por parte do segurado etc.

Quais setores da economia brasileira mais aderentes ao seguro de crédito?

Ainda que o Seguro de Crédito atenda às necessidades dos mais variados segmentos econômicos, a palestra destacou com foco especial o setor farmacêutico, como um dos mais aderentes às apólices nos últimos tempos.

Esse cenário foi impulsionado com a chegada da atual pandemia, o que demandou novos investimentos e aumento de vendas por parte dessas empresas, porém, paralelamente, aumentou-se também o risco de uma crise geral e de inadimplência de alguns clientes.

Sendo assim, como forma de assegurar o recebimento pelas vendas e de agregar mais estabilidade à saúde financeira, diversas organizações do setor têm enxergado o Seguro de Crédito como a melhor alternativa para esse momento.

O crescimento do mercado de Seguro de Crédito no Brasil

Além do setor farmacêutico, outros segmentos também contribuem para o significativo crescimento do mercado de Seguro de Crédito no Brasil.

Segundo o presidente da CredRisk durante o evento, a atual crise econômica e as incertezas deixadas pela pandemia, além de maior conhecimento dos gestores em relação ao seguro de crédito como estratégia para mitigar o risco da inadimplência, têm sido alguns dos pontos fundamentais para o aumento da demanda por esse serviço.

Além disso, vale destacar o custo-benefício dessas apólices, que em geral, chegam ater custo inferior ao seguro de um automóvel, por exemplo.

Assim, a solução vem gradativamente se expandindo pelos mais variados setores da economia nacional, como o agronegócio, empresas de tecnologia, varejo, eletroeletrônicos, comex, entre outros.

O que se pode destacar como benefícios usuais do Seguro de Crédito?

Ao longo de toda a conversa, Krinker buscou deixar claro quais eram os principais benefícios de um Seguro de Crédito na prática.

E para reforçar isso, nós enumeramos alguns desses pontos abordados no evento:

  • Reduz a provisão para perdas com devedores duvidosos;
  • Possibilidade de abertura de novos mercados;
  • Pode ajudar a financiar seu negócio;
  • Pode ser utilizado como uma garantia adicional para respaldar um programa de financiamento com taxas mais atrativas;
  • Mais estabilidade à saúde financeira da empresa;
  • Garantia de recebimentos em tempos de crise.

Em resumo, esses foram alguns dos principais pontos abordados no evento e como o Seguro de Crédito tem atuado como ferramenta essencial e estratégica para empresas assegurarem seus recebimentos e agregarem mais garantias à sua saúde financeira em

Deixe um comentário: