CredRisk Seguros

O risco de crédito e a instabilidade do mercado frigorífico

9 de Novembro de 2021 CredRisk Seguros 0 Comentários

Desde o início da pandemia, o mercado frigorífico brasileiro tem sentido na pele alguns impactos da crise econômica e do risco de crédito em suas empresas.

Prova disso é que, ainda em 2020, diversas organizações do setor precisaram suspender suas compras, reduziram suas produções, perderam clientes e enfrentaram diferentes problemas de instabilidade financeira, entre eles, boa parte motivada também pelo aumento da inadimplência de parceiros.

E para abordar melhor este cenário e as principais alternativas encontradas como forma de driblar esses riscos no mercado frigorífico nacional, nós preparamos este post com dicas e informações úteis sobre o tema.

Vamos conferir?

Por que há uma instabilidade no mercado frigorífico brasileiro?

Com a chegada da pandemia, diversas mudanças no mercado frigorífico foram sentidas e algumas medidas e estratégias precisaram ser tomadas logo no início nessa indústria.

A começar pela redução significativa na produção bovina e nas exportações de carne assim que as ações de isolamento e fechamento de fronteiras foram anunciadas. Em números mais exatos, essa queda nas operações chegou a representar uma diminuição de 40% na cadeia produtiva do mercado.

Além disso, os impactos econômicos derivados da Covid-19 contribuíram para um empobrecimento geral da população consumidora, o que tem resultado também na redução das vendas de carnes no cenário nacional.

Por fim, novos embargos da China, principal importador do setor, fizeram com que algumas linhas de exportação travassem e aumentassem ainda mais a instabilidade e os riscos para as empresas.

E quais alternativas têm sido buscadas pelo setor?

Ainda que o mercado frigorífico venha apresentando uma significativa recuperação econômica, as incertezas sobre o futuro são enormes.

Dessa forma, assim como vem ocorrendo em todas as frentes do agronegócio, o Seguro de Crédito passou a ser visto como ferramenta essencial para a proteção financeira dessas empresas em momentos de turbulência.

Para se ter uma ideia melhor, segundo o Conselho Nacional da Pecuária de Corte (CNPC), hoje, a inadimplência gira em torno de 15 a 20% no mercado frigorífico, atingindo principalmente pequenas e médias empresas.

Portanto, mais do que uma estratégia de negócio, o Seguro de Crédito se tornou uma necessidade imprescindível para este setor nos últimos anos, reduzindo assim o risco de crédito e assegurando o recebimento de atrasos e falta de pagamentos por parte de seus clientes.

Seguro de crédito para frigoríficos

A CredRisk Seguros é uma das principais e mais renomadas seguradoras de crédito no país, atuando para os mais variados setores da economia e assegurando a saúde financeira de diversas empresas e negócios.

E com o aumento da instabilidade no mercado frigorífico, a empresa tem se dedicado a entregar soluções compatíveis e personalizadas, que atendam completamente às necessidades e desafios deste setor.

Por isso, contamos com uma equipe dedicada de especialistas e planos especiais de Seguro de Crédito para frigoríficos e outras frentes do agronegócio brasileiro.

Se a sua empresa quer assegurar a saúde financeira e reduzir os riscos de crédito por conta da pandemia, não hesite em conversar com um de nossos corretores e conheça as soluções da CredRisk.

 

Deixe um comentário: