CredRisk Seguros

Inadimplência no agronegócio: um fator de risco evitável!

Ainda que o momento seja de estabilidade econômica e de crescimento para o setor, o risco de
inadimplência no agronegócio é algo factível e que deve sempre ser considerado uma preocupação
entre gestores e agricultores no país.
Afinal, estamos falando de um segmento extremamente dinâmico e que pode ser influenciado por
diferentes fatores externos, tais como condições climáticas, hábitos de consumo, políticas
internacionais etc.
Em outras palavras, qualquer alteração do cenário atual por influência de um desses fatores, já pode significar algum risco de produtividade e, consequentemente, aumentar as possibilidades de inadimplência no setor.
Logo, é sempre preciso estar atento e, mais do que isso, ter as cartas certas na manga em casos mais críticos.
Sendo assim, confira essas dicas a seguir e saiba por que é tão importante se prevenir contra a inadimplência no agronegócio. Boa leitura!


O cenário positivo não é sinal de 100% de segurança

Apesar de o agronegócio estar vivenciando um excelente momento econômico no país, vale
destacar que os riscos de inadimplência são passíveis em qualquer situação.
Além disso, diversos outros setores da economia nacional não têm tido a mesma oportunidade de
crescimento que o Agro. Pelo contrário! Há uma crise crescente em diferentes segmentos, o que aumenta esses riscos de atrasos e pagamentos às empresas e produtores.
Dessa forma, é preciso entender que, ainda que o cenário pareça - e realmente está sendo – positivo
para as vendas do agronegócio, fornecedores, parceiros e clientes podem estar enfrentando outras crises. E o risco da inadimplência se encontra aí!


Outros fatores de risco para o setor agroalimentar


Além da questão da crise econômica que aflige diversos outros segmentos ao redor do agronegócio,
é preciso estar atento também à dinâmica deste setor, em especial para algumas expectativas futuras.
Afinal, como bem destacamos, trata-se de uma indústria com forte influência de fatores externos e tudo isso pode trazer mudanças inesperadas e riscos inevitáveis para os produtores.
Estamos falando, por exemplo, de alterações climáticas, sazonalidade, perecibilidade, fenômenos naturais, inflação, mudança de hábitos do consumidor, políticas internacionais e assim por diante.
Todos esses – e muitos outros – são fatores de riscos para o setor agroalimentar e podem aumentar as possibilidades de inadimplência e de prejuízos financeiros às empresas produtoras.


Seguro de Crédito: uma alternativa para a inadimplência no agronegócio


Uma das alternativas mais eficientes e viáveis que produtores podem buscar para assegurar a saúde financeira de seus negócios é o chamado Seguro de Crédito.
Na prática, essa modalidade funciona como uma proteção contra a inadimplência de vendas a prazo, garantindo a indenização da sua empresa, caso clientes e parceiros atrasem ou deixem de cumprir com suas obrigações.
Além disso, o Seguro de Crédito é aplicável tanto para operações no mercado interno, como para vendas internacionais por meio de exportações.
Em resumo, esse é um pequeno panorama sobre o atual cenário do setor agroalimentar no Brasil, mas que, apesar do momento positivo, os riscos de inadimplência sempre estarão passíveis de ocorrer. E como bem vimos, a contratação de um Seguro de Crédito nesta área pode ser uma
solução simples, prática e de extrema utilidade para estes casos.
Gostou? Ficou interessado em adquirir uma apólice de Seguro de Crédito e assegurar a saúde financeira de seu negócio? Então, converse com um de nossos corretores e saiba mais detalhes.

Deixe um comentário: