Além dos inúmeros riscos ambientais e de suas respectivas penalidades por parte dos órgãos fiscalizadores, a indústria química tem enfrentado nos últimos anos um outro fator preocupante para a saúde financeira de suas empresas: o aumento da inadimplência de clientes.
Tudo isso somado aos impactos da atual pandemia, tem gerado incertezas e uma certa instabilidade no mercado em relação à gestão de custos e de crédito nas empresas em situações de risco.
Não à toa, o Seguro de Crédito e o Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental têm sido soluções cada vez mais procuradas neste setor, com o intuito de proteção e garantia contra possíveis prejuízos dessas companhias.
Por isso, se quer entender um pouco mais sobre este cenário e quais as alternativas mais seguras para a indústria de químicos nesses dias, não deixe de conferir o artigo até o final.
Boa leitura!
Quais os impactos da inadimplência na indústria de químicos?
De acordo com levantamentos recentes da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química), mais de 85% das empresas do setor alegam casos de inadimplência de seus clientes, o que equivale a cerca de 30% dos valores a receber por seus serviços em 2020.
Paralelo a essa falta de pagamentos, em outra pesquisa, a associação ainda ressalta uma crise histórica no segmento, representando o menor índice de vendas internas dos últimos 30 anos. Ou seja, um cenário de altíssimo risco e que requer estratégias específicas para assegurar a saúde financeira desses negócios.
Além da inadimplência, os riscos ambientais também preocupam a indústria química
Não bastasse o turbulento cenário econômico, a indústria de químicos também precisa se preocupar com os riscos recorrentes de danos ambientais.
Afinal, para as empresas atuantes no setor, os impactos e penalidades fiscais podem trazer prejuízos incalculáveis, tanto para o bolso, como para a imagem de seus negócios.
E infelizmente, nos últimos anos, o que tem sido registrado no Brasil e no mundo é uma ampliação de acidentes envolvendo o transporte, armazenagem e manuseio dessas substâncias, gerando riscos às pessoas e ao meio ambiente.
Quais as alternativas para a indústria de químicos?
Ainda que se reforcem os procedimentos internos de segurança e que se flexibilizem as negociações com os clientes, estes riscos são passíveis a qualquer empresa do setor.
E, portanto, a melhor alternativa é prevenir e assegurar direitos em situações de alto risco.
Logo, os Seguros de Crédito (para casos de inadimplência) e o Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental (para casos de acidentes e riscos ambientais) surgem como soluções indispensáveis para esta indústria.
O primeiro visa, basicamente, assegurar o recebimento de valores em casos de não pagamento de clientes, enquanto o segundo fornece cobertura contra reclamações contra qualquer evento de poluição causado pela empresa em suas operações.
Em resumo, a indústria de químicos precisa estar em constante atenção aos riscos inerentes às suas atividades e, atualmente, ligar um alerta especial em relação à inadimplência de seus clientes. E, para tanto, as opções de seguros expostas mais acima, sem dúvidas, são alternativas viáveis e vantajosas para assegurar a saúde financeira nesse atual cenário.
Quer saber mais sobre os seguros de crédito e de responsabilidade civil ambiental para a indústria química? Então, converse agora com um de nossos corretores e conheça as soluções da CredRisk.
Deixe um comentário: