CredRisk Seguros

5 dicas para evitar riscos de inadimplência com clientes

Prever com precisão o risco de inadimplência pode ser uma difícil tarefa e, em alguns casos, até mesmo impossível. Nos últimos anos vivenciamos casos emblemáticos de empresas que até mesmo entraram em recuperação judicial sem nenhuma sinalização ou deterioração no comportamento de pagamentos junto aos fornecedores no período que precedeu o processo de recuperação.

  1. Faça um trabalho de análise preventiva

Como ponto de partida, é essencial estudar o comportamento de pagamentos do cliente junto ao mercado. Os relatórios de agências de informação são aliados importantes nesta tarefa, pois fornecem informações preciosas sobre eventuais pagamentos em aberto junto a outros fornecedores, protestos, ações judiciais, entre outras restrições, se houver. Com estas informações, você poderá definir se irá fornecer seus produtos ou serviços e sob quais condições comercias.

  1. Ofereça melhores condições comerciais conforme evoluir o relacionamento

No caso de um novo cliente, mesmo que a consulta de mercado resulte positiva, não seja muito agressivo no valor e no prazo de pagamento durante a negociação. Melhore as condições conforme seu cliente cumpra com os pagamentos no prazo combinado.

  1. Crie processos eficazes de gestão do contas a receber

É essencial que você possa gerenciar de forma eficaz o contas a receber de sua empresa. Alguns softwares poderão lhe auxiliar nesta tarefa e melhorar os processos. Com isso você terá informações consolidadas, além de relatórios gerenciais que auxiliem na gestão das finanças e, se for o caso, nos processos de cobrança dos clientes inadimplentes.

  1. Crie um sistema de cobrança eficaz

Outro importante item é ter uma cobrança ágil e eficaz. Quanto antes você identificar o atraso de pagamento, maiores as chances de você conseguir receber o valor devido. Desta forma, é importante agir rapidamente quando for identificado o atraso. Se for o caso, proponha um plano de renegociação para liquidar o saldo de forma amigável. Outra estratégica que tem efeitos bastante positivos é a cobrança preventiva, na qual você pode enviar comunicados aos seus clientes que eles possuem títulos a vencer. Essa estratégica evita atrasos pontuais, que também podem impactar em custo de capital.

  1. Contrate uma apólice de Seguro de Crédito

Embora as ações dos itens anteriores sejam extremamente importantes na prevenção do risco de inadimplência, em muitos casos o cliente se torna inadimplente sem nenhum tipo de sinalização. Nestes casos, uma apólice de Seguro de Crédito é uma ferramenta que te auxiliará na continuidade de suas operações, sem que você tenha impactos em seu fluxo de caixa.

A CredRisk Seguros, corretora especializada em Seguro de Crédito, pode te auxiliar no estudo para a contratação da melhor estrutura de apólice de Seguro de Crédito para sua empresa e evitar o risco de inadimplência com seus clientes. Fale conosco.

Deixe um comentário: