CredRisk Seguros

Seguro de Crédito: descubra por que recorrer a um corretor especialista

Por que escolher trabalhar com um corretor monoline, ou seja, especializado exclusivamente em Seguro de Crédito Comercial?


Corretores de seguros, apenas, não são capacitados o bastante para cuidar adequadamente de riscos de crédito. Um corretor de seguros especializado também tem conhecimentos em finanças, transações bancárias, mercados de capitais, seguro de créditoseguro garantia, entre outras questões do setor financeiro.

Por isso vale se atentar a três aspectos importantes a considerar na escolha de um corretor especializado em seguros de crédito comercial. São eles:

  1. Preço

Quando você compra um seguro, você adquire uma “promessa” de proteção para perdas eventuais e desconhecidas.  Prejuízos na área de crédito podem representar volumes consideráveis de dinheiro, muitas vezes com consequências catastróficas, que podem ameaçar a sobrevivência de uma organização. Dívidas de cobrança duvidosa são uma das principais causas de falência em todo o mundo.  

Corretores especializados em nichos de mercado normalmente dedicam tempo e recursos para garantir cotidianamente a qualidade de seus serviços. Eles tendem a dedicar, em média, mais de 80% de seu tempo ao atendimento ao cliente e menos de 20%  ao investimento de novos clientes e vendas, portanto, o cliente recebe, através de um preço equivalente , um serviço de primeira qualidade.

Um corretor típico do segmento de Crédito assegura que seus clientes sejam atendidos pelos seguintes recursos humanos:    

  • um sócio sênior responsável pela conta;
  • um executivo de contas sênior;
  • um executivo de contas júnior;
  • um departamento interno de apoio técnico com enfoque na qualidade e auditoria de apólices de seguro emitidas pela seguradora;     
  • um departamento de relatórios de crédito para defender limites de crédito recusados pelas seguradoras;  
  • um departamento especializado em sinistros de crédito.
  1. Serviços Oferecidos

Os sinistros de crédito não são semelhantes às sinistros típicos de bens e acidentes, porque o Seguro de Crédito é uma modalidade de seguro muito complexa, que requer atenção concentrada dos profissionais especializados, com histórico comprovado na obtenção de pagamentos de reclamações de seguro de crédito. Um histórico com o número de reclamações e valores pagos representa um “termômetro” importante da trajetória de sucesso do corretor.  Tais números devem ser fornecidos.

O seguro de Crédito normalmente exige um investimento expressivo em prêmios de seguro, assim sendo, requer que o corretor preste serviços de alto nível. Neste sentido, os corretores de nicho possuem softwares específicos de crédito e “melhores práticas” relacionadas a crédito, que incrementam o atendimento ao cliente.

Além disso, os corretores de nicho têm recursos internos para não dependerem exclusivamente dos recursos das seguradoras.  A corretora deve poder questionar todas as decisões das seguradoras, e defender o ponto de vista do cliente sobre Limites de Crédito, Textos e Interpretações de Apólices, bem como conhecer profundamente os mercados de crédito comercial, “inteligência de mercado”, e que produtos e serviços estão disponíveis nos mercados para seus clientes.

  1. Consultoria de confiança

O corretor deve agir como o “Trusted Advisor” do cliente, ou seja, ser seu consultor de total confiança, afinal de contas, o cliente deve ter uma corretora que possa oferecer uma abordagem de equipe, que coloque os profissionais mais talentosos à sua disposição.   

 
Além dos membros da equipe, os clientes devem poder contar com, pelo menos, dois executivos de alto nível que possam atuar como “líderes” da conta, para serem contatados de imediato quando for preciso. Ligações telefônicas e e-mails devem ser respondidos no mesmo dia.

Estes profissionais têm conhecimentos sobre os setores de negócios dos Clientes, Contabilidade Geral, Finanças e Finanças Comerciais, assim como do Seguro de Crédito e de Seguros em Geral. Tais qualificações não são facilmente encontradas em corretoras “genéricas” (de todos os ramos).    

Não há dúvida de que o mundo está se transformando e de que estamos enfrentando uma verdadeira revolução nos negócios, especialmente em decorrência da introdução da “Inteligência Artificial”, sendo que o corretor especializado deve adaptar-se rapidamente no sentido de introduzir essas novas tecnologias nos procedimentos de atendimento aos clientes, para melhorar as eficiências operacionais e a qualidade geral do serviço.

Phillip Krinker atua na indústria de seguros há 40 anos, e atualmente é Diretor Executivo e Presidente da CredRisk Seguros.  CredRisk Seguros é uma corretora monoline especializada em seguros de crédito comercial.  Saiba mais sobre o Seguro de Crédito com nosso guia definitivo:

Deixe um comentário: