CredRisk Seguros

Como um Seguro de Crédito pode auxiliar no monitoramento da carteira de clientes

Grande parte das vendas de uma empresa dependem muito do valor em crédito concedido aos clientes, que viabilizam a gestão do fluxo de caixa. E muitas vezes a avaliação econômico-financeira de um cliente indica que é viável a concessão de crédito, mas após algum tempo da aprovação, problemas de inadimplência começam a surgir.


Mas por que isso acontece? Como reconhecer que clientes apresentam dificuldades financeiras?

O primeiro passo para a identificação da situação financeira e da liquidez de uma empresa cliente é a definição de uma política de crédito que contemple o maior conjunto de dados possível daquele perfil, que avaliados de forma integrada, permita identificar a situação da operação, sua capacidade de liquidez, e as perspectivas de manutenção dessa situação nos meses vindouros. Uma Seguradora de Crédito pode fazer esse monitoramento para você!

A execução da política de crédito equilibrada depende também da participação e colaboração da área comercial no processo de gestão do risco de crédito.  

Outra forma de identificação do risco de liquidez dos clientes é o monitoramento do comportamento de negócios dessas empresas internamente, por meio de relatórios gerenciais que permitam saber o índice de liquidez histórico, a situação  atual do pagamento dos recebíveis em aberto, evolução histórica de devolução de mercadorias, e outros indicadores que ajudem a entender o comportamento de liquidez interna.

Outras fontes de informações para monitoramento são:

  • o acompanhamento diário de informações em credit bureau, informações obtidas por meio de consulta à fontes da internet, como o Google, AltaVista e sites especializados no setor que o cliente atua;
  • acompanhamento do comportamento de pagamento de impostos em fontes públicas (atrasos de pagamento de impostos podem ser indícios de problemas de liquidez dos clientes, e por isso precisam ser investigados);
  • mesmo informações obtidas até mesmo junto a fornecedores concorrentes.

O monitoramento de risco deve ser planejado de forma estratégica, focando nos principais riscos em termos de concentração e de instabilidade do comportamento de pagamento.

Empresas que contratam seguro de crédito tem uma fonte importante de monitoramento do risco, pois todos os clientes segurados têm o comportamento monitorado pela seguradora. Sempre que um cliente tenha a situação de agravamento de risco identificada pela seguradora, a empresa segurada é comunicada e tem a chance de adotar as medidas necessárias para a mitigação do risco.

A CredRisk Seguros é  uma corretora especializada em seguro de crédito e pode te auxiliar na gestão de apólice e no planejamento da sua empresa a fim de mitigar riscos. Saiba mais sobre todas as vantagens de contratar um seguro de crédito baixando nosso Guia Definitivo!

 

Deixe um comentário: