CredRisk Seguros

5 fatores de risco de crédito

Em tempos de crise e de incertezas econômicas, os fatores de risco de crédito se tornam ainda mais eminentes para as empresas e, por esse motivo, investir no planejamento financeiro e em alternativas inteligentes para eliminá-los, é um fator estratégico que toda gestão deve levar em consideração.

E se você quer saber mais quais são esses principais riscos de crédito no dia a dia do mercado e, claro, conhecer algumas soluções viáveis que o seu negócio pode investir, nós preparamos este post com dicas e informações úteis sobre o tema.
Vamos conferir?


Quais os 5 riscos de crédito mais comuns para as empresas?

Independentemente da área de atuação ou do tamanho da empresa, toda gestão está passível de riscos de crédito e por inúmeros motivos.

Por isso, torna-se fundamental sempre avaliar alguns fatores de forma mais abrangente, no intuito de preservar as suas negociações e a sua estabilidade financeira.

A seguir, destacamos os 5 principais tipos de riscos de crédito enfrentados pelas empresas. Confira!

  • Risco de inadimplência - quando há atrasos ou falta de pagamento em suas vendas a prazo.;

  • Risco de concentração de crédito - baixa diversificação na carteira e em suas operações, o que limita a gestão do crédito da instituição;

  • Risco de degradação do crédito - esse risco de crédito tem ligação direta com o primeiro, da inadimplência, já que tem a ver com o monitoramento da capacidade e qualificação de pagamento do cliente;

  • Risco soberano – esse se refere à incapacidade de pagamento do título em função de questões e restrições legais, como por exemplo, casos de relações internacionais de concessão.

  • Risco de degradação de garantias - bem similar à degradação de crédito, esse risco se refere à perda de valor das garantias de crédito. Ou seja, quando uma garantia para mitigação de risco perde valor de mercado.


E quais estratégias podem reduzir esses riscos de crédito?

São inúmeras as estratégias que a sua empresa pode investir para mitigar os riscos de crédito, desde análises mais apuradas, como soluções “prontas”, como é o caso de seguros específicos.
Sendo assim, investir em uma gestão eficiente de riscos de crédito pode ajudar a sua empresa a ter uma visão mais ampla e estratégica sobre as suas negociações e os riscos inerentes a elas. E hoje, há uma infinidade de assessorias especializadas nesse quesito.
Além disso, há também soluções inteligentes e modernas como o Seguro de Crédito, um tipo de apólice de proteção financeira, que garante o recebimento de suas vendas a prazo em caso de inadimplência dos clientes.
Ou seja, dessa forma, a sua empresa consegue manter as vendas em dia, ampliar os negócios, conceder mais crédito aos parceiros e com total segurança de que não levará um calote ou terá problemas com atrasos nos pagamentos.
Em resumo, essas são apenas algumas dicas sobre os principais tipos de riscos de crédito e as alternativas possíveis para eliminá-los na rotina de sua gestão.
E se você quer saber mais e conhecer mais a fundo soluções e serviços especializados para a sua gestão de crédito, não deixe de conversar com um de nossos consultores e especialistas.

 

 

Sobre a MDS 
MDS é um grupo multinacional de corretagem de seguro e resseguro, consultoria de riscos e gestão de benefícios. É líder de mercado em Portugal, está entre os maiores no Brasil e presente também em Angola, Moçambique e Espanha. Mundialmente, a companhia opera por meio da Brokerslink – empresa fundada pelo grupo e que gere uma rede de brokers presente em mais de 120 países, totalizando cerca de 25.000 profissionais de seguros. Em resseguro, a organização atua no Brasil, em Portugal e na África com a marca MDS RE. A RCG - Risk Consulting Group é a empresa referência em análise de riscos, controle de perdas, plano de continuidade de negócios e Enterprise Risk Management. Por meio da HighDome, uma Protected Cell Company (PCC), o grupo oferece soluções alternativas de transferência de riscos ao mercado tradicional de seguros. Por fim, enquanto as recentes aquisições de Process, Tovese e CredRisk reforçam a expertise da empresa no setor de P&C e Garantias, a aquisição total da 838 Soluções e a compra da Ben’s e da QH Consult reiteram o domínio no segmento de Benefícios Corporativos, Gestão Automatizada de Benefícios, Benefícios Flexíveis e Educação. Para mais informações, acesse: https://www.mdsgroup.com.

 

Deixe um comentário: