CredRisk Seguros

Como o seguro de crédito pode reduzir o impacto da maior inadimplência dos últimos 12 anos?

De acordo com a pesquisa Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), encomendada recentemente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o país atingiu o maior nível de inadimplência em 12 anos em fevereiro e as expectativas não são as melhores em curto prazo.

Afinal, diversos fatores ainda dificultam um prognóstico exato sobre o cenário daqui para frente, tais como as incertezas sobre o futuro da pandemia, a recente guerra iniciada na Europa, crise política interna, eleição de 2022, entre muitos outros.

E em meio a toda essa confusão, resta aos gestores e empresas tomarem decisões assertivas e apostarem em soluções viáveis para lidar com o problema.

Quer saber mais e conferir dicas práticas sobre o tema? Então, continue até o final e tome nota!

 

Qual o atual cenário apontado pela pesquisa sobre o nível de inadimplência?

 

A inadimplência sempre foi um fator de preocupação no Brasil, porém, como bem apontou a recente pesquisa, este nível atingiu patamares que há tempos não víamos por aqui.

Para se ter uma ideia melhor sobre os números, o levantamento mostra que, a cada 10 famílias, quase três têm contas em atraso. Ou seja, 27% das famílias brasileiras já têm uma dívida nas costas a ser quitada.

Em janeiro deste mesmo ano, este número estava em torno de 26%, o que mostra que o nível de inadimplência tem aumentado gradativamente.

Fora isso, o estudo ressalta que 10% dessas pessoas endividadas não têm, sequer, plano ou condição para quitar suas dívidas e, obviamente, isso tem um impacto profundo no mercado e nos negócios em geral.

 

Quais são os principais motivos pelo crescimento da inadimplência?

Como bem destacado, a inadimplência é um fator de risco presente em qualquer mercado e ela sempre fará parte da realidade de empresas e cidadãos.

No entanto, em tempos atuais, diversos fatores passaram a contribuir e a impulsionar este cenário, o que passa a ser preocupante em diversos setores econômicos.

Como exemplo, podemos destacar os seguintes fatores:

  • Os impactos da pandemia;

 

  • Aumento do desemprego;

 

  • Menor poder de compra da população;

 

  • Risco de crise econômica generalizada;

 

  • Baixo investimento de capital estrangeiro no país;

 

  • Fechamento de empresas e negócios;

 

  • Incertezas sobre a recente guerra na Europa;

 

  • Crescimento inflacionário.

 

E quais são as saídas viáveis para o seu negócio nesse cenário?

 

Quando o nível de inadimplência atinge patamares como os atuais, é fundamental tomar uma posição estratégica no negócio, no intuito de assegurar a sua saúde financeira e, ao mesmo tempo, não abrir mão das vendas e das negociações. E uma das saídas mais eficientes para isso é o chamado Seguro de Crédito, uma solução inteligente e segura, que visa ressarcir suas vendas a prazo em caso de inadimplência ou atraso nos pagamentos.

Ou seja, é uma forma de manter as vendas em dia, com a garantia de retorno financeiro, mesmo em tempos de crise e de riscos de inadimplência.

Em resumo, esse é um pequeno panorama sobre o nível de inadimplência atual no cenário brasileiro e quais soluções podem ser investidas, a fim de evitar ou minimizar os riscos inerentes a este problema.

E se você quer saber mais sobre o Seguro de Crédito e seus benefícios práticos, não hesite em agendar uma conversa com um especialista da CredRisk, seguradora especializada no assunto com mais de 15 anos de atuação no mercado.

Deixe um comentário: