Phillip Krinker

Inadimplência: quais são os impactos de uma fatura não paga para a sua empresa?

junho-01-1

Empresas que vendem suprimentos ou serviços a outras empresas muitas vezes sofrem com a inadimplência, principalmente quando grande parte do seu faturamento depende do cumprimento do pagamento dessas vendas.

O não pagamento de uma fatura, além de criar uma “inconsistência contábil”  para a empresa credora, gera ainda um custo administrativo adicional para gerenciar esta inconsistência, afetando de forma negativa o fluxo de caixa da organização.

Além disso, o não pagamento de uma fatura comercial também traz custos adicionais referente às tentativas de cobranças judiciais e extrajudiciais.

Grande parte destes custos adicionais poderão estar inclusos na contratação de uma apólice de seguro de crédito.

Muitas empresas recorrem à cobrança judicial, que no Brasil pode durar de 8 a 10 anos para resolver quitações de dívidas. Em média, uma indenização securitária demora entre 150 a 210 dias e a seguradora terá que esperar de 8 a 10 anos para eventualmente receber (ou não) seus direitos de sub-rogação através da cobrança judicial.

Além dos custos diretos, também é muito importante entender como uma perda criada por uma insolvência ou mora prolongada afeta o resultado e as vendas de sua empresa.

A melhor maneira de demonstrar isso é através de um exemplo prática de uma empresa que está passando por esta situação:

Faturamento Anual: BRL 50.000.000

Lucro Líquido Anual: BRL 5.000.000

Perda/Não Pago: BRL 1.000.000

Neste exemplo, uma venda não recebida de R$1.000.000, em função de uma recuperação judicial declarada pelo cliente/juiz, tem um impacto direto no resultado da empresa de mesmo valor, ou seja, um redução de 20% no lucro anual.

Para recuperar este resultado, a empresa terá que aumentar o seu faturamento (não o lucro) em mais 20%, ou seja, terá que aumentar as suas vendas programadas de 50 para 60 mi, ou seja, 10 milhões de reais a mais para recuperar 1 milhão de reais de lucro prometido ao acionista.

Quer saber como calcular o valor que a sua empresa deve recuperar em caso de perda? Acesse nosso simulador gratuito abaixo!

E, dependendo da época do ano em que o prejuízo ocorrer, a empresa não terá tempo hábil para recuperar esta perda e entregar o resultado prometido.

Vale a pena mencionar que o seguro de crédito, de acordo com as novas regras contábeis internacionais, é utilizado pelas empresas com as melhores práticas contábeis para reduzir as provisões para devedores duvidosos e garantir um resultado mais consistente e manter em prática a boa governança corporativa.

Viu quantas vantagens o seguro de crédito pode oferecer à sua empresa? Então contacte a CredRisk Seguros para saber mais detalhes de como aplicá-lo no seu negócio e proteger o seu fluxo de caixa. Faça agora uma cotação

Solicite agora sua cotação!