CredRisk Seguros

Os riscos financeiros presentes na expansão do setor farmacêutico

O setor farmacêutico vem crescendo globalmente graças à procura acima do normal por medicamentos além do aumento nos investimentos em pesquisas para conter a pandemia, causada pelo coronavírus – a sua expansão tem tido bastante influência no mercado.

Entretanto, o Brasil também enfrenta hoje a sua maior crise econômica, o que está levando as empresas deste setor a buscarem, cada vez mais, medidas de proteção financeira, como o Seguro de Crédito.

O setor de varejo farmacêutico, principal canal de distribuição de medicamentos no Brasil, não difere dos outros ramos de varejo. Nos últimos anos, a concentração destas redes tem sido preocupante pela alta demanda de limites de crédito, em função dessa expansão do setor no mercado.

De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, hoje o Brasil possui quase 90 mil unidades de farmácias e drogarias comerciais registradas, o que leva os empresários por trás destes negócios a pensarem em suas vantagens competitivas e em suas medidas de proteção financeira.

Com boas expectativas de faturamento para os próximos anos, a IQVIA – empresa multinacional americana que atende às indústrias de tecnologia da informação em saúde e pesquisa clínica – divulgou uma previsão de crescimento de 10,3% no mercado farmacêutico brasileiro em 2021. Porém, é preciso lembrar que, apesar das boas previsões para o setor, os riscos financeiros continuam presentes diariamente, colocando até mesmo grandes negócios em risco.

Os principais fabricantes, que são as empresas multinacionais, têm como mitigador de risco a utilização do Seguro de Crédito, porém muitos outros fabricantes ainda estão correndo risco próprio. 

Como estamos falando de limites altos, o risco de uma quebra destas empresas pode realmente causar sérios problemas no fluxo de caixa. Alguns fabricantes abordados se sentem confortáveis em correr riscos com a Drogaria São Paulo, Drogasil, Nazaria Distribuidora, etc, mas sabemos e temos vários exemplos de grandes grupos que acabam pedindo recuperação judicial. 

Existe uma gama enorme de redes e distribuidores menores que podem, sim, ter problemas sérios de gestão, de caixa e de sucessão, que podem levar estas empresas a quebrar.

Por isso, o Seguro de Crédito para o setor farmacêutico funciona eficientemente como uma forma de proteção segura contra possíveis inadimplências ou até mesmo atrasos em pagamentos de parceiros, investidores e clientes, se tornando fundamental e necessário para dar segurança à empresa e aos seus acionistas.

Se você ainda não conhece todas as vantagens competitivas e benefícios que o Seguro de Crédito pode agregar em seu negócio, não deixe de conferir em nossa página. E se desejar fazer uma cotação para sua empresa, clique aqui e proteja seu fluxo de caixa o quanto antes!

Deixe um comentário: