Há situações no mercado em que, para formalizar uma venda, é necessária uma garantia financeira, afinal, nos casos de um acordo com novo cliente, os riscos envolvidos são desconhecidos, assim como a saúde financeira da empresa ou mesmo em relação ao risco político do país.
Neste sentido, tanto o Seguro de Crédito quanto a Carta de Crédito podem ser úteis. Por isso listamos abaixo as diferenças destas duas soluções:
Quem contrata:
- Seguro de Crédito: credor
- Carta de Crédito: importador
Documentação exigida para contratar:
- Seguro de Crédito: dados da empresa contratante
- Carta de Crédito: prazo de vencimento, prazo de embarque e realização do serviço, certificados e documentos exigidos pelo banco (os quais podem variar de um banco para outro e de um país para outro).
Cobrança em caso de falta de pagamento:
- Seguro de Crédito: a seguradora contratada quem cobrará
- Carta de Crédito: o próprio contratante quem deverá cobrar
Endividamento bancário:
- Seguro de Crédito: não afeta por ser uma ferramenta securitária
- Carta de Crédito: o limite utilizado para esta garantia reduz o limite total do credor junto à instituição financeira
Considerando as diferenças estruturais do produto, somado à questão do custo - onde na grande maioria dos casos a solução do seguro é mais vantajosa - temos visto a opção do Seguro de Crédito tomar cada vez mais espaço no mercado frente à Carta de Crédito.
Para quem pensa em contratar o Seguro de crédito, a CredRisk Seguros traz soluções que garantem a tranquilidade da sua empresa. Saiba mais sobre o produto ou consulte-nos!
Deixe um comentário: